Apresentado no dia 1 de abril, o novo centro digital da Universidade do Porto (UP), agora sob o nome de UPdigital, sofreu uma forte reestruturação: o objetivo é alcançar uma maior organização e cooperação na área.

As várias equipas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que reúnem agora 120 funcionários – cerca de 170 pessoas foram afastadas – , vão assegurar o desenvolvimento e gestão dos sistemas de informação, centros de dados, infraestruturas tecnológicas de redes de dados e voz, e servidores, entre outras questões.

Nas palavras de Tito Vieira, diretor da UPdigital, em declarações à Universidade do Porto, o novo modelo “prevê uma maior interação entre as diversas entidades constitutivas” e fomenta, também, as carreiras dos funcionários que “têm mais oportunidades” para “progredir pessoalmente”.

Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da UP, falou, igualmente, sobre o novo centro digital e ressalva a construção de uma equipa “coesa” que possibilita “uma organização clara, em que se percebe bem as várias funções que são atribuídas aos vários grupos, e um sentimento de cooperação significativo superior”.

As novas funcionalidades do centro digital da UP podem ser vistas, na totalidade, aqui.