A palavra empreendedorismo está cada vez mais em voga e exemplo disso é a comunidade cada vez mais vasta de projetos caracterizados por um espírito inovador. Foi assim que nasceu a Lusídeias, uma plataforma online que pretende incentivar os portugueses a ir mais longe e tirar as suas ideias do papel. Lançada pela Compta, uma empresa portuguesa da área das telecomunicações, traz uma novidade: o criador da ideia é também proprietário.

À procura de novas soluções no âmbito das soluções móveis, a Lusídeias permite que quem tem as ideias, mas não tem capacidades para a desenvolver, o possa fazer. “Nós disponibilizamos os nossos meios técnicos, humanos, logísticos, financeiros e de gestão. Dos portugueses esperamos soluções mobile que contribuam para novas dinâmicas em áreas de negócio como as cidades do futuro, e na relação cidadão-comunidade”, afirma Jorge Delgado, presidente da Comissão Executiva da Compta.

Como se desenvolve a ideia

Para poder começar a publicar ideias basta estar registado na plataforma, sozinho ou em grupo. O criador explica em que consiste e a ideia passa para a fase de avaliação onde são excluídos projetos que não pareçam ter “pernas para andar”. Em comunidade, na plataforma, são recolhidos comentários e sugestões de forma a perceber a viabilidade, ou não, do projeto. Se assim o preferir, o criador pode tornar o seu projeto privado, passando diretamente para avaliação pela equipa da Compta.

Assim que se considere uma boa ideia, depois de maturada, é feita uma proposta ao mentor, de forma a que o projeto se torne um negócio. A Compta disponibiliza mentores das mais diferentes áreas de desenvolvimento do projeto e, futuramente, oferece apoio na condução e comercialização dos projetos. Caso o projeto vá para a frente, o criador será coproprietário e, portanto, receberá lucro da comercialização da sua ideia.

“O desafio lançado pela plataforma Lusídeias é muito simples: colocar o país a pensar em soluções disruptivas, que, com o nosso saber, apoio e experiência, se podem transformar em negócios na área de mobile“, reforça Jorge Delgado. De momento,  a plataforma já conta com 221 registos, 25 ideias alojadas e 18 ideias privadas. Numa tentativa de pôr em comunicação boas ideias e pessoas com a capacidade de as executar, fomentar parcerias e ligar propostas que beneficiem ambas as partes, a Compta pretende lançar entre cinco a dez projetos ainda este ano.