Vão ser seis semanas de festa e de animação contínua, com uma programação diversificada. Se é certo que o São João veio para ficar na Rotunda da Boavista, as grandes novidades deste ano vão para o regresso das Fontainhas como epicentro das festividades do santo popular e a estreia do Caixa Ribeira, o festival que vai trazer ao Porto os grandes nomes do Fado.

Ao todo, vão ser mais de 200 iniciativas espalhadas por toda a cidade.

Entre elas está o Serralves em Festa, que é considerado o maior festival de expressão artística contemporânea do nosso país, com as já habituais 40 horas non-stop de música, dança, teatro, circo, exposições, cinema e workshops gratuitos para públicos de todas as idades. Vai acontecer no fim de semana de 30 e 31 de maio.

O Primavera Sound é outro dos destaques. Vai decorrer de 4 a 6 de junho e vai trazer ao Parque da Cidade nomes consagrados da música como Patti Smith, Caribou ou Mikal Cronin. Vai ainda receber, no próximo dia 24 de maio, o Mini Primavera Sound, com concertos e atividades gratuitas para os mais novos.

No dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (10 de junho), o Porto vai sair à rua para comemorar os 600 anos da Conquista de Ceuta.

Vão ser ainda apresentadas algumas iniciativas do projeto cultural Locomotiva, que pretende dinamizar a zona de São Bento e, a 14 de junho, tem lugar na Foz do Douro a tradicional Corrida de São João.

Para finalizar os destaques principais seguem-se os tão aguardados Concertos na Avenida, com cinco noites consecutivas de música: os D.A.M.A, no dia 19 de junho, Rui Veloso, no dia 20, os Deolinda, a 21, e, no dia seguinte, António Zambujo. O principal nome da grande noite será José Cid.

São muitas as ofertas culturais que vão decorrer de 23 de maio a 4 de julho, desta que é considerada a festa maior do Porto e um marco incontornável da cidade.