No Largo da Estação, em São Bento, a Locomotiva já tinha mostrado alguns dos seus projetos. Agora, lá perto, no Largo da Rua Chã, há um novo museu que todos podem visitar pelo menos até ao dia de amanhã, com alguns dos objetos doados por parte da comunidade e que já não têm utilidade. Paralelamente, preparou-se um leilão simbólico, uma vez que as peças não vão ser trocadas de forma monetária, mas sim por palavras sobre o significado do objeto em questão.

A ideia do “Objetos desta Rua” envolveu a Casa do Vinhal e o Oposto, que, juntamente com Patrick Hubmann, quiseram ligar a comunidade à arte. Os objetos presentes no museu são parte da história e personalidade das pessoas que por ali moram. Ao longo de algum tempo, Patrick e outras pessoas da organização colecionaram as peças que estão agora expostas.

A recolha dos objetos foi feita pelas casas dos habitantes desta zona do Porto e, segundo Patrick, foram escolhidos por serem “o reflexo da história de vida e a apresentação dos habitantes desta zona histórica da cidade”.

A coletânea das peças presentes no projeto teve como objetivo a reutilização de objetos que já não tinham qualquer utilidades para os seus proprietários. Um dos responsáveis pela instalação deste “museu diferente” disse ao JPN que houve uma combinação interessante, pois os objetos recolhidos, por um lado, têm um significado especial e importante para os habitantes e, por outro lado, não têm, agora, qualquer utilidade.

A coleção de objetos em exposição tem, no futuro, o intuito de que aqueles sejam inventariados e documentados. Para a identidade desta zona da cidade há agora um museu que está em constante renovação e crescimento.

locomotiva_3locomotiva_6 locomotiva_5 locomotiva_12 locomotiva_11locomotiva_1 locomotiva_4