O IndieLisboa é um festival internacional de cinema independente que visa promover o cinema português no mundo, incentivar a criação de autor e aproximar o universo do cinema contemporâneo a um maior número de pessoas: durante 11 dias é este o objetivo a alcançar, naquela que é uma verdadeira celebração da sétima arte.

Exibição de filmes portugueses e estrangeiros que não integram, por norma, os circuitos comerciais de distribuição, debates, seminários, conversas, encontros, festas e concertos, que envolvem vários convidados profissionais do cinema, são as atividades que o Indie traz a Lisboa desde 2004. A 12.ª edição, na capital, já terminou, mas nos dias 14, 15 e 16 de maio, o Porto vai poder viver, pela primeira vez, o festival.

De todas as obras que integraram a 12.ª edição do IndieLisboa Internacional Film Festival, a milímetro selecionou três curtas e três longas metragens para exibir no Porto, mas garante que a tarefa não foi fácil: “O festival oferece-nos cada vez mais, de edição para edição, cinematografias de distinção que, algumas delas, não julgávamos ver por cá num futuro tão próximo”.

A escolha das longas metragens a exibir na Invicta – “Metropolitan”, “Ming of Harlem: Twenty One Storeys in the Air” e “Beyond Clueless” – recaiu sobre três das principais secções do IndieLisboa: “Herói Independente”, “Competição Internacional” e “Director’s Cut”, respetivamente.

No próximo dia 14, “Metropolitan”, de Whit Stillman – nomeado para Melhor Argumento Original nos Óscares de 1991 -, é a primeira obra a ser exibida no Cinema Passos Manuel, seguindo-se The Vanity Tables of Douglas Sirk“, de Mark Rappaport. No dia seguinte, sexta-feira, é a vez de “Ming of Harlem: Twenty One Storeys in the Air”, de Phillip Warnell, e “O.T.”, de Markus Scherer. Por fim, no dia 16 de maio, o Festival IndieLisboa despede-se do Porto com “Beyond Clueless”, de Charlie Lyne, e “Kacey Mottet Klein, Naissance d’un acteur, Une petite leçon decinéma“, de Ursula Meier.

As sessões terão sempre início às 22h, no Cinema Passos Manuel, e os bilhetes têm um custo de 3,50 euros.