“Vai continuar disponível ao longo do próximo ano, por acordo entre a empresa e os vários parceiros neste projeto”. Foi assim que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) confirmou no seu site a continuidade do projeto da Veniam , empresa portuguesa em parceria com a Porto Digital, que se concretizou há um ano e resultou na introdução de uma gigantesca rede Wi-Fi por todos os seus veículos.

Cobrindo não só os 404 autocarros disponíveis na frota da STCP mas também algumas das paragens, o sistema assenta no uso da rede celular em conjunto com a grande quantidade de pontos fixos de fibra ótica espalhados pela cidade do Porto. O processo não tem qualquer tipo de custo para a empresa pública.

Como aceder

Para poder aceder à rede Wi-Fi da STCP basta fazer um clique na página de acesso do sistema que aparece no seu dispositivo móvel, quando se encontra num dos veículos ou próximo de uma paragem.

Tendo um uso diário médio de cerca de sete mil utilizadores, que geram cerca de duas mil horas de navegação (e/ou outros serviços de dados), o serviço pode ser considerado um sucesso. Durante o ano transato obteve mais de 233 mil utilizadores que deram origem a mais de 2,1 milhões de acessos.

Uma fonte da empresa afirmou ainda à Lusa que “os principais dados de utilização do serviço apontam para uma elevada qualidade de ligação e para o alto valor acrescentado no serviço aos clientes”, explicando assim a manutenção da iniciativa.