Mário Dorminsky, cofundador do Fantasporto, sofreu um “um ligeiro acidente vascular-cerebral”, na passada quinta feira, 18 de fevereiro. A organização do festival divulgou a informação num comunicado de imprensa esta semana, um dia após o arranque do Pré-Fantas.

Ao JPN, o departamento de comunicação do festival informa que o AVC não deixou qualquer sequela e que o realizador “está bem disposto e todos os dias mais animado”, mas “continuará internado pelo menos até ao final da semana”.

O comunicado enviado às redações refere que “pela primeira vez o Fantasporto, que se iniciou segunda-feira na sua fase pré-competitiva, arrancou sem Mário Dorminsky, um dos seus fundadores e codirector”. De momento, Mário Dorminsky encontra-se internado numa unidade hospitalar do Porto e cumpre os protocolos médicos necessários, pelo que não pode acompanhar, para já, o festival de cinema.

No entanto o Fantasporto espera que o fundador possa ter alta e marcar presença nesta 36ª edição, que arranca oficialmente esta sexta-feira e se prolonga até 5 de março. Segundo o comunicado, a realização do festival “prossegue, tal como previsto” sob a direção de Beatriz Pacheco Pereira, codiretora e fundadora do festival que fez uma antevisão desta edição ao JPN.

O Fantasporto informa ainda que os convidados estrangeiros chegam na quinta-feira ao festival, que cada vez mais assume importância no cinema internacional. Todos os filmes a concurso, provenientes de 40 países, vão ter representantes e serão realizadas nesta edição, 41 antestreias mundiais e europeias.

 

Artigo editado por Sara Gerivaz