A lista de nomeações para o Prémio Autores 2016 da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), divulgada esta quarta-feira, abrange as áreas da música, teatro, televisão, artes visuais, rádio, cinema, dança e literatura.

Na área de televisão, todos os nomeados para Melhor Programa de Informação foram produzidos na SIC: “Sobreviventes”, com autoria jornalística de Sofia Arêde; “O amor não mata”, de Ana Sofia Fonseca; e “Carta ao meu Avô”, da autoria de Sofia Pinto e João Nunes.

O Melhor Programa de Ficção conta com as nomeações de “Os Maias – Cenas da Vida Romântica”, de João Botelho, para a RTP; “A Única Mulher” de Maria João Mira e André Ramalho
e realização de António Borges Correia, para a TVI; e “Coração D’ouro”, de Pedro Lopes e realização de Sérgio Graciano,  para a SIC.

A competição pelo Melhor Programa de Entretenimento é feita entre “Visita Guiada”, de Paula Moura Pinheiro, da RTP2; “Donos disto tudo”, da autoria de Maria João Cruz,  Ana Ribeiro, Daniel Leitão, Guilherme Fonseca, Joana Marques, Mário Botequilha, Patrícia Castanheira, Susana Romana e Vítor Elias e realização de Fernando Ávila, da RTP; e “Isto é tudo muito bonito, mas” de José Diogo Quintela, Miguel Góis e Ricardo Araújo Pereira e realização Luís Salvador, da TVI.

A Antena 1 surge com dois programas a concorrer para Melhor Programa de Rádio: “A Vida dos Sons”, de Ana Aranha e Iolanda Ferreira; e “Programa da Manhã” de Rui Pêgo. A estes junta-se “Fila J”, de José Carlos Barreto da TSF.

Já a Literatura, tem para Melhor Livro de Ficção Narrativa os candidatos: “O Olhar e a Alma”, de Cristina Carvalho; “Jacarandá” de Francisco Duarte Mangas; e “Perguntem a Sarah Gross”, de João Pinto Coelho. O prémio de Melhor Livro de Pessoa será atribuído a um dos seguintes nomeados: “A Sombra do Mar”, de Armando Silva Carvalho; “L de Lisboa”, de Ana Marques Gastão; e “Persianas”, de Miguel Manso. As obras “A Palavra Perdida”, de Inês Fonseca Santos; “Eu Quero a Minha Cabeça”, de António Gonçalves; e “A Cantora Deitada”, de Sandro Junqueira são as três nomeadas para o Melhor Livro Infanto-Juvenil.

Passando ao Teatro, Sofia Marques em “Lisboa famosa, portuguesa e milagrosa”, Micaela Cardoso em “Demónios” e Maria Rueff em “António e Maria” são as três nomeadas para Melhor Atriz. Já Pedro Frias em “Demónios”, Marco d’ Almeida em “Macbeth” e Miguel Moreira em “Ricardo III” aguardam a eleição para Melhor Ator. O Melhor Espetáculo está entre “Demónios”, de Nuno Cardoso; “I Can’t Breathe”, de Elmano Sancho; e “Morceau de Bravoure”, da Companhia Cão Solteiro. O Melhor Texto Português Representado será o “Ifigénia; Agamémnon; Electra”, de Tiago Rodrigues, “Cruzeiro”, de Abel Neves ou “Para uma Encenação do Hamlet”, de Jorge Listopad.

Na tela do Cinema, “Se eu fosse ladrão roubava”, de Regina Guimarães; “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso e “As Mil e Uma Noites” de autoria de Miguel Gomes, Mariana Ricardo e Telmo Churro concorrem para o Melhor Argumento. “Yvone Kane” e “As Mil e Uma Noites” estão também nomeados para Melhor Filme, juntamente com “Montanha”, de João Salaviza. Para Melhor Atriz concorrem Victória Guerra em “Amor Impossível”; Beatriz Batarda em “Yvone Kane” e Joana de Verona em “ As Mil e Uma Noites”. O prémio para Melhor Ator é disputado por Gonçalo Waddington em “As Mil e Uma Noites”, José Mata em “Amor Impossível” e David Mourato em “Montanha”.

A Música conta com os temas “Chama-me que eu Vou”, de David Fonseca,“Os Tais”, de Carlão e “Tu e Eu” de Diogo Piçarra para Melhor Tema de Música Popular. Já para o título de Melhor Trabalho de Música Erudita estão nomeados os maestros Álvaro Cassuto pela obra “José Viana da Mota – À Pátria (Royal Liverpool Philharmonic Orchestra)”, Pedro Neves pelo “concerto na Casa da Música à frente da Banda Sinfónica Portuguesa com obras de Cândido Lima, Lino Guerreiro, Rui Rodrigues, Pedro Lima Soares e Diogo Carvalho, das quais quatro em estreia absoluta”; e Pedro Carneiro pelo “concerto na Konzerthaus em Berlim com a Jovem Orquestra Portuguesa”. O Melhor Disco será atribuído a um de três candidatos: “Extinct“, de Moonspell, “Quarto Crescente” de Márcia e “Infinito Presente” de Camané.

A Melhor Coreografia de Dança vai ser escolhida entra “Projeto Continuado (2015)”, de João dos Santos Martins, “Tábua Rasa”, de António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e
Xavier Carmo e “A Perna Esquerda de Tchaikovski”, de Tiago Rodrigues.

Nas Artes Visuais, estão nomeados para Melhor Exposição de Artes Plástica: “Civilizações de Tipo I, II, III” de Rui Toscano; “Helena Almeida: Minha obra é o meu corpo, o meu corpo é a minha obra”, de Helena Almeida e “Todos os Livros”, de Lourdes Castro. O Melhor Trabalho de Fotografia está em disputa entre Carlos Lobo com “Through the Pale Dawn”, Valter Vinagre com o trabalho “Posto de Trabalho” e José Pedro Cortes com “One’s own arena”. José Capela concorre com “Pirandello”, Catarina Barros com “O Animador” e Rui Francismo e Susana Fonseca com ““E Morreram Felizes para Sempre” para o Melhor Trabalho Cenográfico.

Os vencedores do Prémio Autores 2016 vão ser anunciados no Teatro D.Maria II, no dia 22 de Março. A gala vai ser transmitida em direto na RTP2.

Artigo editado por Filipa Silva