Como forma de antecipar a chegada da primavera, o Porto vai transformar-se, mais uma vez, na “Cidade das Camélias”. A ligação desta flor à cidade foi reforçada em 2015, com a criação da marca “Porto. Cidade das Camélias” e por esta ser património cultural e natural do Porto.

Em jeito de celebração, há uma semana de atividades dedicada à flor. A partir do dia 5 de março até ao dia 12, a cidade vai acolher diferentes iniciativas, exposições e apresentações. O ponto alto da celebração é a “XXI Exposição de Camélias do Porto”, que se realiza nos dois 5 e 6 de março, na Casa de Serralves. A iniciativa parte do pelouro do Ambiente da Câmara do Porto (CMP), da PortoLazer e da Associação Portuguesa de Camélias.

Durante o fim de semana, a Casa de Serralves recebe ainda uma mostra de trabalhos escolares, o “Mercado da Camélias”  e várias oficinas em torno da flor. A artista plástica Beniko Tanaka regressa também com o Teatro de Sombras Japonesas.

A programação de sábado inclui ainda outro ponto, já fora de Serralves. A Igreja dos Clérigos recebe um concerto da Orquestra do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga intitulado “Sinfonia das Camélias”. O evento vai ser uma homenagem a Paulo Cunha e Silva, ex-vereador da Cultura da Câmara do Porto.

UP também celebra a flor

Antes disso, a Semana das Camélias arranca com um pré-evento, nos dia 3 e 4 de março. A Universidade do Porto (UP) associa-se à edição de 2016, para antecipar a celebração.

Para isso, o salão nobre da reitoria vai acolher o lançamento do livro “Em torno e camélias, com um Porto” e a inauguração de uma exposição. “O que vai acontecer é uma exposição com os quadros que estão no livro que vai ser lançado ao fim do dia. Vai haver uma exposição cujas pinturas vão estar expostas na sala 175. A exposição é lançada dia 3, mas vai estar aberta ao público desde dia 4 até dia 14” esclarece Luzia Sousa, do gabinete de Cultura da reitoria, ao JPN.

A iniciativa vai contar com a presença de poetas, escritores e pintores que participaram no livro. A apresentação vai ficar a cargo Maria Bochicchio, doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras (FLUP) e investigadora de poesia portuguesa contemporânea. A apresentação está aberta ao público e a lotação máxima vai ao encontro “da capacidade do salão nobre”.

A Semana das Camélias

Os eventos que celebram a flor originária do sudeste não se esgotam durante o fim de semana. Até 12 de março, mais de 40 atividades vão estar espalhadas um pouco por toda a cidade do Porto, em espaços interiores e exteriores. A camélia vai ser abordada nos mais diversos locais, como nos jardins, museus e até bibliotecas.

A Semana das Camélias é um evento para toda a família. Para as crianças, vai ser realizado um “workshop” de cozinha no Mercado do Bom Sucesso, uma oficina de impressão na Associação de Gravura do Porto, ou um atelier de pintura de azulejos no Palacete dos Viscondes de Balsemão.

O público invisual não é esquecido durante o evento: dia 9 de março, estão convidados a explorar o barro numa oficina sensorial, na Fundação Escultor José Rodrigues. Os materiais resultantes da oficina vão integrar a exposição “Camélias Abertas ao Mundo”.

A partir do dia 4 de março, a primavera chega à Rua das Flores. Os suportes circulares usados para a decoração dos postes de rua vão ser personalizados com motivos floridos, como forma de homenagear o comércio tradicional e as artes e ofícios presentes na Baixa do Porto. A partir de sábado, os elétricos vão estar também enfeitados por flores produzidas com materiais reciclados, num projeto realizado por um grupo de seniores de uma instituição da cidade.

Quem quiser conhecer melhor a cidade, há visitas guiadas e um percurso de orientação pelos jardins e recantos da Invicta. A Quinta de Villar d’Allen, que alberga uma das mais ricas coleções de camélias, o Teatro Nacional São João (TNSJ), o Palácio do Bolhão ou a Feitoria Inglesa são alguns dos locais que podem ser visitados.

Os “workshops” e oficinas preenchem também a agenda, bem como a degustação de chá de camélia em 15 restaurantes da cidade. A semana dedicada à flor termina com a festa “Flower Power”,  na Praça General Humberto Delgado, na tarde do dia 12 de março.

A entrada em todas as atividades da Semana das Camélias é livre, ainda que alguns eventos estejam sujeitos a inscrição prévia e à lotação do espaço. Os horários e locais das atividades podem ser consultados na agenda.

Artigo editado por Sara Gerivaz