A segunda edição da competição “Porto Graphics Game Jam” volta à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O desafio é lançado aos jovens da área de Computação Gráfica para desenvolver um jogo de raiz em 32 horas. O concurso vai decorrer no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

As equipas que fizerem os três melhores jogos vão ter a possibilidade de visitar a Miniclip e de apresentar o jogo criado no Instituto Superior de Tecnologias Avançadas (ISTEC) do Porto. Além disso, os vencedores vão ter direito a um artigo exclusivo na”Swarm“, uma publicação “online” ligada à área.

Os prémios não ficam por aqui. A equipa vencedora vai poder usufruir de um vale de compras no valor de 250 euros para gastar na Globaldata. Já o segundo prémio é um Rato Asus Cerberus. Os terceiros classificados vão receber um “Fat Pack” do jogo “Magic the Gathering”.

Quem escolhe os vencedores é um júri composto por profissionais da Universidade, da organização do evento e da indústria de “design” e videojogos: António Coelho, professor de Jogos Digitais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Pedro Mota Teixeira, diretor do Departamento de Arte e Comunicação da Escola Superior de Design do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Duarte Duque, diretor do curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais IPCA, João Ribeiro, produtor na Miniclip e Rui Pena, diretor de Software na FABAMAQ.

A jogabilidade, originalidade, áudio e “design” gráfico dos videojogos são alguns dos critérios a considerar pelo júri.

Pedro Mendes, membro do “Porto Graphics”, explicou ao JPN que todos os participantes vão ter acesso igualitário às ferramentas disponíveis para a concretização do jogo: “O jogo deverá ser criado a partir do zero. Toda a programação e arte deverá ser feita durante o evento, sendo que os participantes estão autorizados a utilizar conteúdos que estejam disponíveis gratuitamente na Internet, para toda a gente estar em pé de igualdade”.

O “Porto Graphics” é um grupo criado na FCUP por um conjunto de estudantes, com o intuito de aprender mais do que o que é lecionado em sala de aula. Os membros reúnem-se para partilharem ideias nas áreas de computação gráfica, filmes, jogos e animação.

“Inicialmente, começámos por fazer alguns ‘workshops’, palestras e algumas mesas redondas de debate. Como todos nós gostamos muito de jogos surgiu a ideia de organizarmos um ‘Game Jam’ aqui na Faculdade de Ciências”, contou Pedro Mendes ao JPN.

A primeira edição do evento aconteceu no ano passado e contou com 60 participantes. Para além de estudantes universitários, vários investigadores e profissionais ligados às áreas do “design” e videojogos também aderiram ao concurso. “Não tínhamos noção que viríamos a ter este sucesso porque somos todos voluntários e estamos a fazer isto mais pela diversão, acrescentou Pedro Mendes.

Segundo o “Porto Graphics”, a segunda edição da competição tem um limite de 100 vagas, que já estão completamente preenchidas. No entanto, ainda poderão ser feitas inscrições até esta quinta-feira, que ficarão em lista de espera caso haja alguma desistência.

Artigo editado por Sara Gerivaz