Em digressão pela Europa, a banda do Porto tem feito furor por onde passa. Embalados pelo protagonismo, receberam até um pedido de uma estação televisiva húngara para documentar o percurso do grupo.

Apesar da rápida expansão, este fenómeno é relativamente recente. Victor Butuc, recorda: “Tudo começou em outubro de 2014, quando me deu na cabeça e descobri que era muito fácil marcar concertos lá fora”.

Para ajudar a “concluir os processos de mistura, masterização e edição dos discos”, a banda pediu ajuda aos fãs numa campanha de crowdfunding bem-sucedida. O resultado foi “Loud, Sexy & Rude”, um álbum gravado nos Estúdios Reno, em Madrid, e masterizado em Los Angeles por Brian Lucey, que tinha já trabalhado com os Arctic Monkeys, The Black Keys, Chet Faker, entre outros.

Após o lançamento do primeiro álbum, em 2015, os The Lemon Lovers fizeram-se à estrada. Na sua carrinha, atravessaram a Europa para levar o “blues-rock dançável” que os caracteriza a nove países, com mais de 30 concertos em 40 dias. Quase um ano depois, retomam a segunda parte da digressão, com passagens pela República Checa, Eslováquia, Hungria e Polónia. Apesar dos quilómetros percorridos, parar nem lhes passa pela cabeça: “A cada dia que passa, só nos apetece ir a mais países, a mais cidades que não conhecemos porque queremos alargar o nosso público ao máximo”.

Os palcos favoritos da primeira turné foram a Roménia e a Polónia. Ainda assim, para Victor, nada bate o concerto completamente lotado em Budapeste, no último sábado. “Quando três rapazes de Portugal sobem a um palco como o do A38, onde já passaram bandas como os Eagles of Death Metal, pisar um palco desses com 700 pessoas a abrir para uma das melhores bandas rock da Hungria, foi uma experiência que tão cedo não vou esquecer”, confessa.

Embora o reconhecimento em Portugal ainda não seja o desejado, para o baterista, o álbum não podia ter sido mais bem recebido: “Tivemos muita aceitação, principalmente, na Europa de Leste. O nosso estilo joga aqui muito bem e tivemos uma aceitação impressionante, principalmente na Hungria, na Roménia e na Polónia”.

Apesar do sucesso que estão a alcançar além-fronteiras, os portuenses não esquecem as origens e mantêm os pés bem assentes na terra. “Receber este apoio dos nossos fãs aí em Portugal, dos nossos amigos, familiares a dizer ‘continuem, não desistam do vosso sonho’ para nós é a coisa mais importante”, reconhece Victor.

Quanto ao futuro, não há nada que pare estes amantes de citrinos, que querem chegar “até onde não der mais”. O objetivo é simples: “Espalhar o nosso som, e espalhar o que são os The Lemon Lovers e tentar levar a música portuguesa, neste caso cantada em inglês, mas por músicos portugueses, para outro patamar”.

Em relação ao próximo disco, Victor diz não poder adiantar muito. Ainda assim, revela que “o segundo álbum está gravado e está para breve”. Garante ainda que “o público que ouvir o segundo disco vai ficar mesmo muito impressionado”.

Os The Lemon Lovers estão, neste momento, em Cracóvia, onde vão atuar esta terça-feira à noite. A Polónia é o último país a receber a banda nesta turné.