Mais de metade das mulheres (53%) que estudam na Universidade do Porto (UP) não praticam desporto. E as que o fazem, realizam-no apenas uma ou duas vezes por semana, enquanto que os inquiridos do sexo masculino “praticam mais de duas a três vezes semanais”.

São estes os resultados da investigação “Relação dos hábitos desportivos dos estudantes universitários e suas motivações: estudo de comunidade da Universidade do Porto”, feita por três alunas da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Olga Freitas, Joana Gil e Cristiana Morgado, alunas de Ciências de Desporto na FADEUP, levaram a cabo um trabalho de dois meses. Foram inquiridos 311 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 17 e os 42 anos.

Um dos principais resultados da pesquisa incide sobre o facto de homens e mulheres “praticarem atividade física porque conhecem as suas vantagens”, nomeadamente no que diz respeito à saúde, “a principal motivação de ambos os géneros”, declara Olga Freitas ao JPN.

A estudante de Ciências do Desporto revela ainda que vê com “preocupação” algumas conclusões do inquérito, nomeadamente o facto de “mais de 40% de todos alunos da UP não exercer qualquer tipo de atividade física”, segundo os dados recolhidos pela investigação.

Relativamente à FADEUP, a co-autora do estudo considera que a faculdade deveria criar uma forma de encorajar a prática desportiva extra-curricular que se refletisse na média dos estudantes. “Assim, os alunos eram obrigados a aplicarem-se e a treinarem para algo que seria avaliado mais tarde e que ao mesmo tempo melhorava a sua condição física”, afirma a aluna de Ciências de Desporto. Segundo a própria, esta foi uma das sugestões deixadas em aberto durante a apresentação do trabalho, dia 18 de fevereiro na nona edição do IJUP – Investigação Jovem na Universidade do Porto.