O Porto volta a celebrar o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, no dia 2 de abril, que te por objetivo divulgar o centro da cidade através de mais de 80 atividades, desde visitas a espaços culturais, animações de rua e debates. Na sua maioria, as atividades são ao ar livre e gratuitas.

O objetivo é, não só divulgar o centro histórico, mas também apelar à preservação do património.

Animação de Rua

Tal como o nome sugere, esta iniciativa prevê uma viagem em torno do Centro Histórico do Porto e para tal, a partir das 14h00 e até às 20h00, de meia em meia hora vão iniciar-se viagens sonoras ao longo da Muralha Fernandina. Com dez peças sonoras, cada visitante será guiado por dez pontos de informação. Estas peças, narradas com a voz dos habitantes locais podem ser ouvidas através de “QR code” disponível em cada ponto de informação.

Em simultâneo, vão estar no local alunos da Escola Superior de Educação (ESE) para guiar os visitantes. A história não ficou esquecida e as antigas muralhas vão ser encenadas por oito performers; há lugar para concertos, dança e poesia, desde o medieval ao contemporâneo.

Música

O dia será preenchido por oito concertos e atuações mais breves. O encerramento fica a cargo de SINØ, que é uma co-criação de Francisca Rocha Gonçalves (DJ e artista sonora) e Ivo Teixeira (artista visual e de novos media), traduzida numa performance ao vivo desenvolvida a partir de algoritmos de efeitos sonoros, texturas visuais e desenho de luz, criando ambientes imersivos para o público.

Debates e conferências

Os temas predominantes são as temáticas emergentes na cidade: o turismo, a reabilitação urbana e preservação do património.

O dia conta ainda com diversas exposições, mercados urbanos, documentários, workshops e passeios. Os workshops e passeios estão sujeitos a inscrição prévia. Pode consultar todo o programa aqui.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e pela PortoLazer.

Artigo editado por Filipa Silva