É já esta sexta-feira que o espaço Maus Hábitos vai comemorar uma década e meia de existência. As celebrações vão começar pelas 20h desta sexta-feira, com um jantar de aniversário sujeito a reserva.

“Um tempo de aprendizagem e, sem sobra de dúvida, de paixão”. É assim que Daniel Pires, proprietário do Maus Hábitos, encara estes 15 anos. “Gostaríamos de dar mais 15 anos à cidade de projetos e propostas jovens e com sangue fresco da comunidade artística que habita a cidade, sejam eles de cá ou não” conta, em conversa, ao JPN.

O proprietário admite que nunca pensou que este projeto resistisse tantos anos, devido a fatores como as flutuações a que este tipo de projetos estão sujeitos. “Tivemos uns anos muito difíceis sobre uma direção autárquica na qual a cultura foi desprezada, que levou a comunidade de artistas a abandonar a cidade e que fez com que, realmente, em termos artísticos a cidade tivesse morrido”, admite.

Com as celebrações dos 15 anos do Maus Hábitos, Daniel Pires reconhece a importância do espaço na cidade do Porto e a valorização deste tipo de projetos por parte dos portuenses: “Acho que o Maus Hábitos deve-se orgulhar e deve ser um orgulho para cidade. Os portuenses orgulham-se que na sua cidade exista um projeto como o Maus Hábitos e começam a dar cada vez mais valor a esta atitude, a esta forma de fazer, a esta forma de estar das coisas com este nível de informalismo e ao mesmo tempo com rigor e com critério.”

É esperada uma “casa composta” para os festejos do 15º aniversário, com a presença de uma “lista de convidados extensa”, que inclui colaboradores que trabalharam com espaço ao longo dos anos e vários artistas, além do público habitual do espaço.

Durante os três dias de comemoração do aniversário, a entrada é gratuita até às 23h30. A primeira noite das celebrações vai ser marcada pela subida ao palco, às 23h, de Jibóia com Ricardo Martins. Depois é a vez da atuação do DJ set de Yen Sung, Lux Frágil e BENT.

Ana Deus, Jorge Coelho e Nuno Prata vão fazer atuações espontâneas, entre as 16h e as 18h de sábado, um dia em que festa vai começar mais cedo.

Às 23h, os Galgo vão subir ao palco e logo depois é a vez da segunda edição da Hard Ass Sessions com Branko, Rastronaut, 2Pekes e Kking Kong.

No domingo as comemorações vão continuar com um “brunch” de aniversário que vai decorrer entre as 12h e as 16h. Os preços vão rondar os 11 euros e vai contar com a atuação Jonathan, DJ residente do Maus Hábitos.

Artigo editado por Sara Gerivaz