A “Biblioteca del Progetto”, no Palácio da Trienal de Milão, abriu portas esta quinta-feira para receber a apresentação do “grande projeto” do mandato de Rui Moreira: a requalificação do Matadouro Municipal do Porto.

Há cerca de duas décadas que o Matadouro estava desativado e deixado ao abandono. O presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) quis dar-lhe uma nova vida: para isso, embarcou num projeto que vai custar 10 milhões de euros e cuja obra terá uma duração estimada de 10 anos.

A 21ª Trienal de Artes, Design e Arquitetura, que decorre em Milão, foi o palco da apresentação da obra que ficou a cargo do gabinete de arquitetos Garcia & Albuquerque – Arquitetos e foi acompanhado por um pequeno caderno de apresentação. O “Porto Before Porto”, da autoria da Escola Superior de Artes e Design (ESAD), em cooperação com a Câmara Municipal do Porto, relata, pormenorizadamente, o que vai nascer agora nos 29.000 metros quadrados de terreno situados em Campanhã.

Na mesma publicação, podem encontrar-se as principais linhas de programação do projeto, assim como dois ensaios, um do escritor Valter Hugo Mãe, o outro do curador João Laia, ambos subordinados ao tema “O Porto”.

A apresentação esteve a cargo de Guilherme Blanc. Foi o adjunto de Rui Moreira que descreveu as várias componentes da obra que a transformam num “projeto estrutural”, com capacidade para sintetizar os três elementos essenciais do atual executivo – cultura, economia e coesão social.

Com a missão de preparar a apresentação ficou a ESAD, situada em Matosinhos, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, tornando esta na única iniciativa internacional que envolve uma escola superior de design.

Preservar a arquitetura industrial do Matadouro

O projeto de arquitetura para reabilitação do antigo Matadouro Municipal do Porto está a ser encabeçada pelo arquiteto Jorge Garcia. A proposta de reconversão do edifício preserva o perfil industrial, característico do Matadouro de Campanhã, e considera uma boa parte da construção original, atualmente degradada.

A obra terá em atenção a recuperação e a manutenção do edifício atual, aquando da construção das infraestruturas necessárias para a implantação das dez valências pensadas para o projeto.

Projeto da Câmara Municipal do Porto para a requalificação do antigo Matadouro de Campanhã

A preservação das antigas estruturas do Matadouro de Campanhã tem o objetivo de manter o carácter industrial que define o edifício. As valências do projeto foram desenhadas a pensar, precisamente, na estrutura que existe atualmente. Além do cinzento que marca o aspeto exterior da obra, o projeto conta ainda com a plantação de árvores e arbustos que tornarão o antigo Matadouro Municipal num espaço dinâmico e colorido.

Uma das novidades do projeto do novo espaço é a instalação do Museu da Indústria, que vai voltar a funcionar depois de estar, há vários anos, adormecido. Negócios, empresas firmadas, artes e ofícios tradicionais também vão poder encontrar a sua casa no edifício reabilitado (ver imagem).

Quanto aos acessos, o plano da obra de reabilitação contém uma nova passagem entre o local e o Metro do Porto, na zona da Corujeira. Além desta ligação privilegiada, a sul vai existir um caminho pedonal entre a Via de Cintura Interna (VCI) e a linha de metro. Neste capítulo, a autarquia admite que há ainda trabalho a fazer.

Segundo o site de notícias da Câmara Municipal do Porto (porto.pt), Rui Moreira tem expectativas de que o programa de reabilitação do antigo matadouro tenha um impacto positivo nos equilíbrios da cidade e que contagie as áreas limítrofes de Campanhã.

O projeto, planeado desde o início do mandato do atual presidente da autarquia portuense, tem o forte cunho das ideias do antigo vereador da Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva, falecido em novembro de 2015. A obra está a ser preparada pela equipa multidisciplinar da Câmara do Porto, liderada pelo presidente Rui Moreira.

O concurso público que vai determinar quem vai concretizar a obra deverá ser lançado no próximo ano, o que pressupõe o adiantamento da construção para antes do final do atual mandato do executivo da Câmara do Porto.

O site de notícias da Câmara do Porto lançou um vídeo no qual explica as alterações a ser feitas do antigo Matadouro Municipal.