Era a medalha que lhe faltava e foi conquistada esta segunda-feira no Rio de Janeiro. Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze na categoria de -57 Kg, no judo, depois de bater Corina Caprioriu por yuko, no último combate do dia.

Este foi o quarto combate disputado pela judoca portuguesa esta segunda-feira, no Brasil. Telma venceu o primeiro combate, diante da neozelandesa Darcina Manuel, com dois yukos, que lhe valeram a passagem aos quartos de final.

Nessa fase, a portuguesa não logrou vencer diante da mongol Sumiya Dorjsuren e viu-se dessa forma afastada – por apenas uma penalização na fase de ponto de ouro – do combate que lhe podia dar acesso à discussão do ouro.

Mas o bronze continuava a ser uma possibilidade e Telma conquistou-o nestes que são os seus quartos Jogos Olímpicos. primeiro bateu Pavia por ippon e no combate decisivo bateu Corina Caprioriu.

Esta é a primeira medalha portuguesa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a segunda do judo nacional nas Olimpíadas, depois de Nuno Delgado ter alcançado o mesmo feito nos Jogos de Sidney em 2000.

Telma Monteiro soma cinco medalhas em campeonatos do mundo e dez em campeonatos da europa da modalidade.

Marcos Freitas também fez história

Na participação lusa desta segunda-feira, destaque ainda para a performance de Marcos Freitas. O mesatenista, número 11 do mundo, garantiu um lugar nos quartos de final, o que acontece pela primeira vez na história da modalidade para os portugueses. Marcos Freitas bateu o ucraniano Kou Lei por 4 sets a zero (11-8, 11-7, 11-5, 11-7) na quarta ronda e garantiu assim um lugar entre os oito melhores do mundo. O diploma olímpico está assegurado para o madeirense de 28 anos.

Desfecho diferente teve o jogo de Tiago Apolónia, que foi eliminado pelo esloveno Bojan Tokic. Perdeu por 4 sets a 1.

Da mesa para o “court”: o melhor tenista português, João Sousa, não conseguiu ultrapassar o argentino Juan Martin Del Potro, que afastou pelos parciais de 6-3, 1-6 e 6-3 o número 36 do mundo. Isto depois de ter “aviado” Novak Djokovic no dia anterior.

A despedida de Sousa fez-se mesmo em dose dupla, uma vez que depois de ter sido eliminado em singulares, João Sousa e Gastão Elias foram afastados pela dupla canadiana Daniel Nestor e Vasek Pospisil por 6-1 e 6-4 em pares. Na despedida, o vimaranense deixou duras críticas à organização pelo elevado número de jogos que teve de fazer – quatro em dois dias.

Em prova estiveram ainda Nuno Saraiva, no judo, na categoria -72 Kg. O judoca português caiu no primeiro ombate, na sua estreia olímpica, frente ao húngaro Miklos Hungvari.

Na natação, Victoria Kaminskaya disse adeus aos jogos. Depois de ter participado nos 400 metros estilos e de ter terminado na 28ª posição, a portuguesa terminou os 200 metros estilos esta segunda-feira no 35º lugar.

Na vela, Sara Carmo, Gustavo Lima e João Rodrigues deram início às suas participações na vela. Terminaram o primeiro dia de provas na 34ª, 14ª e 18ª posições, respetivamente.

Artigo atualizado às 09h49 de 09 de agosto de 2016.