Autoridades da proteção civil do distrito decidiram manter Plano Distrital de Emergência.

O Plano Distrital de Emergência (PDE) do Porto vai continuar ativo até às 20h00 da próxima quinta-feira, apurou o JPN junto de fonte ligada à CDPC.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e a Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) decidiram não suspender o plano que foi ativado, pela primeira vez, às 00h15 desta segunda-feira e que tinha uma validade de 48 horas.

Havendo consenso sobre a necessidade da manutenção do Plano de Emergência já não terá lugar a reunião inicialmente prevista.

Em declarações à Agência Lusa, Marco Martins, presidente da CDPC, justificou a decisão com o número elevado de incêndios que se tem registado no distrito – aquele que tem registado maior número de fogos rurais -,  com a possibilidade de agravamento das condições climatéricas, nomeadamente do vento, e com o cansaço dos homens e desgaste dos meios no terreno.

O Plano Distrital de Emergência dá aos distritos a possibilidade de solicitarem ao Governo um apoio operacional extraordinário. O Porto terá solicitado cerca de 300 operacionais. No entanto, de acordo com Carlos Alves, comandante distrital de Operações de Socorro do Porto, “não houve reforço de meios de combate aos incêndios” no distrito, onde está ativado o Plano de Emergência, devido ao esgotamento dos recursos disponíveis no país, assegurou o responsável em declarações à Lusa no início da manhã.

Pelas 13h40, a situação relativa a incêndios no distrito, tendo por base a informação que a Autoridade Nacional da Proteção Civil disponibiliza no seu site, a situação parece mais calma do que no dia de ontem. Dos 28 incêndios rurais registados, há quatro em curso, estando os restantes em fase de resolução ou conclusão. O distrito continua a ser, contudo, aquele com maior número de ocorrências, operacionais e meios terrestres no terreno.

Além do Porto, também Viana do Castelo ativou um Plano Distrital de Emergência esta terça-feira por causa dos incêndios. No Funchal, onde um incêndio de quatro frentes obrigou à evacuação de 200 pessoas, foi acionado o plano de contingência regional.