Nélson Oliveira conquistou, esta quarta-feira, o segundo diploma olímpico português nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – o primeiro foi para Marcos Freitas, no ténis de mesa – ao terminar o contra-relógio no sétimo posto. O ciclista melhorou, desta forma, o 18º lugar de Londres. O português terminou a prova de 54,5 quilómetros, vencida pelo suíço Fabian Cancellara, em 01h14m15s.

O nadador Alexis Santos também se evidenciou ao conseguir o apuramento para as meias-finais dos 200 metros estilos, algo que acontece apenas pela segunda vez na história da natação nacional. Alexis passou com o 12º tempo e foi nessa posição que terminou depois de disputadas as meias-finais. Diogo Carvalho não logrou o apuramento na mesma disciplina. O recordista nacional da distância acabou na 19ª posição.

No futebol, a seleção comandada por Rui Jorge, que já tinha o apuramento assegurado, garantiu o primeiro lugar do grupo com um empate diante da Argélia. Gonçalo Paciência inaugurou o marcador de penálti. A Argélia empatou cinco minutos depois. com sete pontos, os portugueses venceram o grupo D e vão ter agora pela frente a Alemanha, nos quartos de final, uma equipa que não se qualificava para os Jogos Olímpicos desde Seul 1988. O jogo está agendado para as 17h00 de sábado, em Brasília.

Ainda nesta quarta-feira, o 11º lugar na qualificação no Tiro com pistola a 50 metros não deu a João Costa o acesso à final. Despedida do atirador português. No judo, Célio Dias (-90 Kg) foi eliminado no primeiro combate, por ippon, diante de um judoca do Benim.

Na vela, competiram Sara Carmo e Gustavo Lima. Em Laser Radial, a portuguesa terminou o dia no 26º lugar da geral, ao passo que Gustavo Lima é agora 16º.