Jorge Fonseca entrou com tudo. No seu primeiro combate, dos seus primeiros Jogos, o judoca “arrumou” com o adversário em nove segundos. Seguiam-se as eliminatórias. Com elas, veio um gigante checo – a categoria é de -100 Kg -, ex-campeão do mundo, Lukas Prkalek.

O judoca do Sporting não se encolheu por isso. Voltou a entrar ao ataque e fez de tudo para agarrar o adversário. Mas depois de alcançar a vantagem mínima, a exaustão começou a tomar conta do português que foi somando castigos até à derrocada final a 22 segundos do fim. Prkalek projetou o português e conseguiu sair do combate como vencedor por wazari. Jorge Fonseca saiu do tatami sem forças e em lágrimas. Foi a despedida do judo português desta edição dos jogos.

Na vela, João Rodrigues, na classe RS:X, teve, por seu turno, motivos para festejar. Fez três regatas e na última terminou em quarto lugar. Subiu assim ao 11º posto da geral e está a um lugar de garantir a presença na regata das medalhas. Volta esta sexta-feira à água na Baía de Guanabara.

Na natação, Tamila Holub ficou nas eliminatórias. A mais jovem da comitiva portuguesa fez os 800 metros livres, mas não logrou bater o seu recorde nem passar à fase seguinte. Telma Santos, no badminton, perdeu diante da chinesa Xuerui Li, ouro em Londres, pelos parciais de 21-12 e 21-7. Prossegue esta sexta-feira a sua participação na fase de grupos, desta vez diante de uma norte-americana, Iris Wang (23h30).

Quinta-feira foi ainda o primeiro dia do golfe nos Jogos Olímpicos e Portugal está pela primeira vez representado na modalidade com dois atletas. Filipe Lima terminou a primeira jornada na 17ª posição, ao passo que Ricardo Melo Gouveia se colocou na 42ª posição.

Dia 1 do atletismo

E esta sexta-feira arrancam as provas daquela que é considerada a modalidade rainha dos Jogos. Portugal vai ter cinco atletas em prova, três deles em finais. Salomé Rocha é a primeira a competir no Estádio Olímpico na final dos 10 mil metros – disciplina em que Portugal conquistou o ouro olímpico em 1996 por Fernanda Ribeiro. A prova está marcada para as 15h10.

Pelas 18h30 é a vez dos marchadores João Vieira e Sérgio Vieira entrarem na final dos 20 Km marcha. Marta Pen (1.500 metros) e Lorene Bazolo (100 metros) participam nas eliminatórias das suas distâncias já de madrugada. Pen pelas 00h30 e Bazolo pelas 02h40.

Quem também pode chegar esta sexta-feira a uma final é Ana Rente, nos trampolins. A portuguesa disputa as eliminatórias pelas 18h00. Se for apurada, tem a final marcada para as 19h42.

Na vela, João Rodrigues tem um dia decisivo. Gustavo Lima (Laser) e Sara Carmo (Laser Radial) também prosseguem a competição. Já Jorge Lima e José Costa começam a sua participação na classe 49er. As regatas começam às 17h00.

O dia dos portugueses começa com golfe, com Filipe Lima e Ricardo Melo Gouveia a partir das 11h30.