Um sismo com a magnitude de 6,2 na escala de Richter abalou esta madrugada o centro de Itália. Os danos materiais provocados pelo sismo são severos e evidentes tendo em conta as primeiras imagens que chegam das regiões afetadas.

Há também perdas humanas a lamentar. O primeiro balanço da Proteção Civil italiana apontava para perto de quatro dezenas de mortos, número que chegou às 73 pelas 18h00. Há ainda muitos feridos e desaparecidos por contabilizar.

O sismo foi sentido pelas 3h36, teve epicentro em Accumoli, na província de Rieti, e terá durado 142 segundos, de acordo com a edição online do “Corriere della Cera”. Seguiram-se várias réplicas, nomeadamente uma, 20 minutos mais tarde, em Amatrice, na mesma província da região de Lázio, com magnitude de 4,4 e duração de 60 segundos.

O sismo afetou povoações nas regiões de Lázio, Marche e Umbria, na maioria situadas em zonas montanhosas. Além de Accumoli e Amatrice, são citadas também as povoações de Pescara del Tronto e Norcia, entre outras. O abalo foi sentido em Bolonha, Roma e Nápoles.

Ainda de acordo com os media locais, mais de 100 réplicas terão sido sentidas, 55 das quais com magnitudes superiores a 3,0.

O último grande abalo sentido em Itália data de abril de 2009, quando um terramoto de 6,7 na escala de Richter sacudiu a região de Abruzo – que faz fronteira a sul das regiões hoje afetadas -, mais concretamente a capital, L’Aquila. Mais de 300 pessoas perderam a vida.

 

Notícia atualizada às 18h18 de 24 de agosto de 2016