O Ministério do Ambiente vai encerrar a celebração da Semana Europeia da Mobilidade no Porto, dia 23, um dia depois de fechado o calendário oficial do evento.

João Matos Fernandes vem à cidade invicta assinar um protocolo para a implementação de “uma nova solução para o sistema intermodal de bilhética”, avança a tutela numa nota de imprensa.

Ao JPN, o ministério remete mais informações sobre o projeto para data mais próxima do evento, mas à TSF o ministro com a tutela dos transportes deu mais algumas informações.

“[O novo projeto de bilhética] vai fazer com que dentro de meia-dúzia de meses, não mais que isso, nós possamos circular nos transportes da Área Metropolitana do Porto sem ter nenhum título, só com uma app”.

A ideia, explicou ainda o ministro, é que as validações sejam feitas através do smartphone dos utentes, que assim vão somando parcelas a uma conta a pagar no final de cada mês “como pagamos a água ou a luz”, concluiu, em nome de uma maior “liberdade de circulação”.

A Semana Europeia da Mobilidade, sob o lema “Mobilidade inteligente. Economia forte.” decorre de 16 a 22 de setembro e envolve mais de 50 municípios em Portugal.