A empresa Águas do Porto vai baixar em 2% as tarifas de abastecimento de água e saneamento em 2017. Numa fatura de 15 euros, o corte significa uma poupança de 30 cêntimos. A medida deve ser aprovada em reunião do Executivo camarário, na próxima terça-feira, de acordo com uma nota de imprensa da autarquia portuense.

O preço da água no concelho do Porto aumentou, em 2016, cerca de 3%. Na altura, o presidente da Câmara, Rui Moreira, justificou o aumento com a necessidade de compensar a subida de 8% dos valores faturados pela Águas do Norte à Câmara do Porto, num modelo entretanto revertido pelo atual governo socialista.

A “reversão do processo de fusão da anterior empresa multimunicipal de captação, tratamento e abastecimento de água, a Águas do Douro e Paiva, S.A.” é, assim, apontada pela autarquia como uma das razões que tornam possível a descida do preço da água em 2017.

Outro motivo invocado pela autarquia são os “ganhos de gestão da empresa” Águas do Porto.

A política de redução de perdas de água implementadas pela empresa municipal, a par da adjudicação do concurso público para a exploração e manutenção das estações de tratamento de águas residuais do Freixo e Sobreiras também são apontados como fatores de poupança.

A descida do preço em 2017, esclareceu a CMP ao JPN, vai refletir-se “sobre todos os escalões de água e saneamento”.

De acordo com um levantamento dos preços da água feito ao nível nacional pela DECO e divulgado em junho deste ano, numa escala de cinco níveis, o concelho do Porto está no segundo mais elevado, tal como Lisboa. Um nível acima, isto é, no grupo dos concelhos com a água mais cara do país, estão, no que concerne à área do Grande Porto, os concelhos de Gondomar, Vila Nova de Gaia e Maia.