O programa Erasmus faz 30 anos. Para celebrar a data, a Comissão Europeia lança uma nova iniciativa que dá pelo nome de “Move2Learn, Learn2Move“, com o objetivo de colocar mais jovens em mobilidade na Europa. Para participar, os jovens têm de apresentar uma proposta de viagem, individual ou em grupo – uma viagem de turma -, dentro do espaço europeu. A comissão propõe-se a financiar até 350 euros por bilhete atribuído. Em Portugal, há 72 bilhetes para atribuir.

Parte integrante do Erasmus+, o projeto quer fazer com que os jovens conheçam a Europa e os benefícios que advêm da União Europeia e contribuir para uma consciencialização ecológica, dado que os participantes não podem exceder, no plano de viagem, um limite máximo de emissões de C02 (dióxido de carbono).

São cerca de 5000 bilhetes que estão disponíveis para jovens entre os 16 e os 19 anos, em toda a Europa.

As candidaturas ao programa têm que ser apresentadas até 30 de junho de 2017 através da eTwinning, que é a maior plataforma de profissionais de educação do mundo, através da qual é possível a professores e alunos da Europa desenvolver projetos em conjunto.

Quais os passos das candidaturas?

A seleção das candidaturas vai ser feita de acordo com a proporção de bilhetes atribuída aos países e tendo em conta um conjunto de critérios de seleção. Ser uma primeira experiência no estrangeiro ou ser uma viagem de grupo são aspetos valorizados em termos de pontuação a atribuir à candidatura.

O financiamento das viagens tem um teto máximo de 350 euros por pessoa, mas este pode aumentar até aos 530 euros, em casos específicos: de viagem para regiões ultraperiféricas europeias (Madeira, Martinica, Ilhas Canárias, por exemplo); se as deslocações dentro do país de partida para estações ferroviárias, rodoviárias ou aeroportos tiver um custo superior a 100 euros e, por último, se for o caso de uma viagem de turma para um país que faça parte da rede eTwinning.

As viagens também têm critérios a que devem obedecer: têm de ter uma pegada ambiental reduzida, ou seja, a média de emissões de CO2 não devem ultrapassar as 200 gramas por quilómetro.

Tibor Navracsics, o comissário responsável pela Educação, Cultura, Juventude e Desporto destaca, numa nota de imprensa enviada às redações, o significado que a iniciativa tem na transmissão do espírito europeu, dizendo que “este será mais um exemplo desta história de sucesso da União Europeia em que as pessoas se aproximam umas das outras, ajudando-as a criar este sentimento do que é ser europeu”, afirmou o político húngaro.

Já Violeta Bulc, a comissária responsável pelos transportes, destaca o facto de a iniciativa permitir que os jovens viajem pela Europa, enfatizando a vertente ambiental: “Queremos incentivá-los [aos jovens] a viajar de uma forma ecológica, motivo pelo qual as emissões de CO2 serão tidas em conta”, explica.

A comissária eslovaca destaca também o facto de os transportadores participarem ativamente, pois a participação “ajuda a reforçar a iniciativa”, referiu ainda. Os premiados vão ser revelados no início do mês de agosto de 2017. As viagens podem ser feitas entre agosto e 31 de dezembro de 2018, por um período máximo de duas semanas consecutivas.

Artigo editado por Filipa Silva