O edifício da Reitoria da Universidade do Porto e a Torre dos Clérigos vão iluminar-se de azul, este sábado, numa iniciativa associada ao movimento internacional “Light It Up Blue”, que assinala o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que ocorre no dia seguinte.

A iniciativa é levada a cabo pelo Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais Educativas (GAENEE) da Universidade do Porto, com pontapé de saída na sessão “Vamos falar sobre autismo?”, com início às 21h30 de sábado. As luzes no edifício da Reitoria e na Torre dos Clérigos ligar-se-ão no final da sessão, a partir das 22h45.

Pedro Teixeira, vice-reitor da Universidade do Porto, Alice Ribeiro, responsável pelo GAENEE, Paula Pinto Freitas, Professora no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), António Augusto de Sousa, vice-presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Engenharia (FEUP) e Ana Maria Gonçalves, da Federação Portuguesa de Autismo, serão os oradores participantes.

No domingo, o Centro Desportivo da U.Porto (CDUP-UP) junta-se à associação Vencer Autismo e à Câmara Municipal do Porto, na Corrida e Caminhada pelo Autismo. A corrida/caminhada de cinco quilómetros tem início às 10h00 com participação gratuita na caminhada, enquanto a corrida tem um custo de cinco euros. Os participantes vão utilizar uma t-shirt azul, cor associada ao autismo.

A 4 de abril, a partir das 13h00, diferentes entidades da U.Porto reúnem-se no ICBAS/FFUP para a conferência “O autismo no ensino superior”. Paula Pinto Freitas, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), e Helena Lopes, do Gabinete de Orientação e Integração da Faculdade de Engenharia da U.Porto, são as oradoras convidadas, numa sessão que terá, também, a presença de Pedro Teixeira, Vice-Reitor da U.Porto e de António Sousa Pereira, diretor do ICBAS.

Artigo editado por Filipa Silva