O novo curso de comandos tem já início esta sexta-feira e conta com alterações que servem de prevenção para os formandos. A informação foi avançada pelo porta-voz do Exército, tenente-coronel Vicente Pereira, em entrevista à Rádio Renascença.

Vicente Pereira anunciou, entre outras alterações, o reforço da equipa médica a trabalhar em permanência junto dos candidatos. Até agora, o curso contava apenas com dois médicos permanentes, somando agora mais dois profissionais. O número de pessoal médico e de enfermagem também aumentará durante as provas de maior risco. Para uma maior precaução, estão ainda a ser introduzidos mecanismos para melhorar a circulação de informação clínica sobre os militares.

O aumento da ração de água é também uma das mudanças para o 128º curso de comandos. O porta-voz do Exército garante também que, a partir de sexta-feira, deixam de existir restrições ao consumo de água durante todo o curso.

Todos os instrutores serão, ainda, diferentes relativamente ao curso anterior e terão de passar por formação para melhorar a deteção de sintomas de excesso de esforço nos formandos.

Em visita ao Regimento 13, em Vila Real, no início da semana, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, elogiou o trabalho do Exército. O ministro conta que “foi feito tudo” para melhorar as condições dos candidatos e acrescenta que o Exército “fez o que estava ao seu alcance para corrigir aquilo que foi detetado, que merecia ser corrigido e que justificava ser corrigido”.

O 128º curso de comandos conta com 106 candidatos, mais 39 do que o anterior – com início em setembro no ano passado e marcado pela morte de dois militares, na sequência de uma vaga de calor. A mesma edição, onde 27 dos 67 formandos desistiram do curso, ficou registada pelo maior número de desistências das últimas quatro edições.

Artigo editado por Filipa Silva