“Não vamos ter jobs for the boys na Câmara do Porto, e isto é tanto para o PS como para o CDS”, referiu Nuno Santos, assessor de imprensa da Câmara Municipal do Porto (CMP) ao jornal Público esta quarta-feira. A fonte da autarquia referiu ao jornal “Público” que as listas de Rui Moreira para as autárquicas de 1 de outubro deste ano vão ser feitas de acordo com critérios “de competência e de conhecimentos das pessoas nas respetivas áreas”.

Nuno Santos explicou também ao Jornal de Notícias que nem o programa do autarca “nem as suas escolhas serão condicionadas pelos apoios partidários que tenham sido ou venham a ser anunciados”.

A fonte da autarquia acrescentou que Rui Moreira “voltará a ser independente, aceitando apoios de partidos que o queiram apoiar, mas sem se condicionar”. O assessor da CMP explicou ainda ao JN que o atual presidente da Câmara do Porto ainda não está em campanha, “não fez convites e não tem a sua lista definida”.

No sábado, em entrevista ao Expresso, Ana Catarina Mendes, secretária-geral do PS, referia que o partido “terá a sua representação nas listas de Rui Moreira e será uma representação forte”.

“Nunca foram acordados lugares com o PS e com o CDS”, referiu uma fonte oficial do gabinete de Rui Moreira ao jornal i, também na quarta-feira. A fonte sublinhou que não “não há negociações de lugares. Nunca houve e não vai haver”.

Segundo o Público, o anúncio do apoio formal do PS a Rui Moreira deve ser formalizado no próximo mês. O jornal acrescenta que o partido já avisou os militantes da presença do presidente da CMP numa reunião da comissão política concelhia em maio. Manuel Pizarro confirmou essa presença.

Porém, o assessor do presidente garantiu que “é falso que o presidente da câmara tenha a intenção de participar numa reunião partidária do PS com militantes”. “Não escolheu nem o número dois, nem o número três, nem o décimo. As listas não vão estar pejadas de militantes dos partidos [que o apoiam]”, sublinha Nuno Santos ao Público.

“Ainda não fui convidado para fazer parte da lista. Nós confiamos que o doutor Rui Moreira fará escolhas avisadas, para garantir uma equipa de governação coesa e competente”, referiu Manuel Pizarro ao jornal Público.

O vereador da Habitação e Ação Social da CMP referiu ainda ao Público que “não encontra nenhuma contradição” entre o que diz o autarca e o que defende PS, em relação à composição das listas.

Manuel Pizarro referiu que “o Partido Socialista revê-se inteiramente na posição” assumida por Rui Moreira e explica que o facto de Rui Moreira não pretender “jobs for the boys”, “não quer dizer que não venha a haver pessoas do Partido Socialista na lista escolhida”.

A discussão das autárquicas no Facebook

Segundo notícia publicada pelo jornal i, Manuel dos Santos, eurodeputado socialista, escreveu uma publicação no Facebook acerca a candidatura de Rui Moreira.

“Rui Moreira, o candidato independente à Câmara do Porto, que o aparelho distrital do PS vai apoiar, prepara-se para convidar o vereador Pizarro para número dois da lista (…) Por outro lado, Rui Moreira terá a promessa de [António] Costa de que encabeçará a lista para o Parlamento Europeu ou será ministro num próximo Governo socialista, abrindo espaço para a consagração administrativa de Pizarro como presidente da edilidade”, escreveu, segundo o jornal i, o eurodeputado socialista.

Manuel dos Santos terá ainda acrescentado que “se estas movimentações se confirmarem, estaremos perante mais um passo da venda da identidade do PS e dos seus princípios a interesses mesquinhos de domínio estritamente pessoal”.

Em declarações ao jornal i, o eurodeputado afirmou “confiar nas suas fontes” e considera “inqualificável o PS não ter candidato no Porto. Acho lamentável que o PS esteja morto”.

O presidente da CMP, Rui Moreira, utilizou também o Facebook para apresentar o outro lado da moeda.

“A mentira, a insídia, o insulto e a lama parecem fazer parte de uma campanha eleitoral que, para mim, nem começou. A seu tempo, apresentarei a minha lista à Câmara Municipal do Porto. Se Deus quiser, cumprirei o meu mandato até ao último dia. E essas serão realidades que chocarão de frente com as verdades alternativas que vão sendo construídas pelos que têm sede de poder e, como se tem visto, norteiam as suas vidas pela mentira”, escreveu Rui Moreira na sua página de Facebook.

Artigo editado por Rita Neves Costa