Com a palavra “liberdade” a ecoar por todos os cantos da cidade, dedicamos esta edição do PortOuvido a um dos acontecimentos mais importantes da História portuguesa: a Revolução dos Cravos.

Na semana em que os cravos renascem como símbolo máximo da revolução, o “Postal Sonoro” apresenta-se como uma emancipação audível da palavra que durante anos não teve expressão. Hoje podemos escrevê-la e pronunciá-la, sem medo de represálias. Nesta rubrica são os sons que mais ordenam e, desta vez, ordenam uma homenagem à Liberdade.

É na Praça Carlos Alberto que se situa uma das mais antigas retrosarias da cidade do Porto. A Retrosaria Lopo Xavier foi fundada em 1934, em pleno Estado Novo. A conversa com Maria João Lopo, atual proprietária da retrosaria, revela-nos a história da loja, como ela surgiu e como tem resistido à passagem do tempo. Neste “Antigamente Aqui” damos-te a conhecer uma loja do passado.

Há 43 anos, a música foi o mote de uma revolução, de uma viragem na História portuguesa. Hoje, a música continua a ter um papel interventivo. Entre aquecimentos de voz e afinação de instrumentos, os AIKO não se deixam prender a um único estilo musical. A rubrica “Música à Moda do Porto” traz uma mistura de géneros, com uma mistura de hits do passado.

O programa desta semana é dedicado à Revolução dos Cravos e o “Sai de Casa” não foi exceção. O 25 de Abril é feriado nacional e permite uma celebração mais tardia na noite que lhe antecede. A Capicua atua na Avenida dos Aliados, juntamente com o Coral de Letras da Universidade do Porto, numa celebração que tem fim marcado com fogo de artifício.

Também esta segunda-feira, o “Roteiro pelos Caminhos da Liberdade” promete um percurso pela história das várias revoluções célebres do Porto. “A Canções Censuradas damos a Liberdade” é o mote que leva a Casa da Música a abrir as suas portas ao público, esta segunda-feira