Divulgar a gastronomia do Porto em três idiomas diferentes e ter na equipa quatro membros internacionais. É isto que diferencia o projeto Porto Tasty, criado no âmbito da unidade curricular de “Públicos e Audiências” do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

Portugal, Brasil e Espanha são os países envolvidos na iniciativa. Eduardo Ribeiro, um dos mentores do projeto, considera que a multiculturalidade da iniciativa é positiva: “Eles [estudantes de intercâmbio] conseguem ter a curiosidade de descobrir coisas que os residentes não possuem”. O contacto com órgãos de comunicação estrangeiros é outro aspeto que o estudante sublinhou.

Logótipo do projeto Porto Tasty

Logótipo do projeto Porto Tasty Foto: Porto Tasty

O site apresenta seis rubricas que são atualizadas semanalmente. ‘Bucket Lists’ é a rubrica responsável por divulgar diversas listas que sugerem sítios a visitar no Porto. A ‘Tascas&Restaurantes’ trata de explorar individualmente um restaurante de interesse na cidade. Na ‘Porto’s Tradition’ é explorada a tradição de um determinado prato típico do Porto e inclui entrevistas a portuenses. ‘Wine&Drinks’ apresenta diversos locais do Porto relacionados com coktails e bebidas. Já ‘Recipes’, é uma rubrica de receitas típicas portuenses, e, por fim, na ‘News’ são divulgados desde artigos noticiosos até entrevistas relacionadas com eventos gastronómicos e restaurantes.

Quando questionados sobre a importância do projeto na preservação do património da cidade, Margarida Ribeiro, também membro da equipa Porto Tasty, afirma que “a comida é uma coisa que toda gente gosta e, no Porto, chama a atenção dos turistas, por isso ao falarmos em tascas, sítios mais pequenos, estamos a preservar a história e a tradição”.

"O Porto Tasty é um projeto inovador", sublinham os jovens estudantes

“O Porto Tasty é um projeto inovador”, sublinham os jovens estudantes Foto: Sofia R. Amaral

Tratando-se de um projeto académico, o JPN quis questionar a possibilidade deste se manter. César Castro, outro dos mentores, afirma não ter a certeza porque grande parte da equipa “são estrangeiros, portanto, não vão poder continuar no país, mas é um projeto interessante para manter, mesmo sofrendo algumas reestruturações”, considera apontando para o interesse que o Porto Tasty tem tido junto do público.

Apesar de recente, o Porto Tasty já possui algumas parcerias. Para além do site, a iniciativa possui uma página no Facebook com mais de mil seguidores e uma conta no Instagram.

Artigo editado por Filipa Silva