O festival NOS Primavera Sound, que se realiza no Parque da Cidade, nos dias 8, 9 e 10 de junho, vai introduzir este ano uma série de mudanças. Entre elas, estão as festas na Baixa do Porto e a programação dedicada às crianças, que antecipam o festival, e medidas “verdes” que têm como objetivo preservar o ambiente. “Estão reunidas as condições para ser uma edição de enorme sucesso”, afirmou em conferência de imprensa, o administrador executivo da Porto Lazer, Nuno Lemos.

Festas NOS Primavera Sound

O warm-up do festival, que nos últimos anos realizou-se nas Fontainhas e no Passeio das Virtudes, vai este ano estender-se a vários espaços espalhados pela baixa do Porto. Na véspera do festival, as Festas NOS Primavera Sound levam concertos ao Hard Club (onde são efetuadas trocas do passe geral pela pulseira, entre as 15h e as 00h), ao Café Au Lait, aos Maus Hábitos, ao Plano B e ao Passos Manuel.

As Festas começam dia 7 a partir das 22h, hora em que se estão a realizar concertos em todos os espaços ao mesmo tempo. Quem tem pulseira do festival, tem acesso privilegiado.

O diretor executivo do NOS Primavera Sound, José Barreiro, disse, em conferência de imprensa, que a lógica das Festas, com concertos em vários espaços, é “adotar a lógica da programação do festival”.

“Queremos que as pessoas levem boas recordações da noite do Porto”, justificou assim José Barreiro a escolha dos espaços. O objetivo é também convencer os turistas a aparecer na cidade um dia antes do início do festival — um ponto também sublinhado por Nuno Lemos.

Hard Club:
Sala 1:
Las Bistecs
Jessy Lanza
Shura
The Black Madonn

Sala 2:
LINCE
Juana na rap
MVRIA

Café Au Lait:
DJ Lynce
O Gringo Sou Eu
Hugo Capablanca

Maus Hábitos:
Brutus
Mueran Humanos
DJ Nuno Lopes
La Flama Banca DJ set

Festa para as crianças

O Mini NOS Primavera Sound, evento dedicado aos mais novos e às famílias e que se realiza uma semana antes do festival, vai ser substituído pela Festa da Criança, com uma programação especial que vai decorrer de 1 a 4 de junho, nos Jardins do Palácio de Cristal. A entrada é livre.

Os concertos vão decorrer no Palco Mini NOS, também conhecido como Concha Acústica. No dia 1, atua Mão Verde (Capicua e Pedro Geraldes). No dia 2, atuam os Throes + The Shine. No último dia, são os 50 anos de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band dos Beatles.

“Festival cada vez mais verde”

Por se realizar num sítio como o Parque da Cidade, José Barreiro pretende que o espaço seja preservado. “O NOS Primavera Sound é um festival cada vez mais verde, cada vez mais sustentado”, afirmou.

Se no ano passado a organização do NOS Primavera Sound, como o seu diretor executivo disse, foi pioneira nos copos reutilizáveis, este ano vão ser tomadas mais medidas com vista a cuidar do ambiente.

O festival quer reduzir o plástico e o papel com a utilização de embalagens biodegradáveis. A organização pretende também fazer um “combate às beatas”, disse José Barreiro. Para tal, vão ser distribuídos cinzeiros portáteis.

Plano B:
Sala Principal:
Surma
Borusiade

Sala Cubo:
Rui Maia
Moscoman (DJ set)

Galeria:
UN0

Passos Manuel:
Auditório:
Boris Chimp 504
The Suicide of Western Culture

Pista:
DJ Kitten

Outras novidades

A diretora de marca e comunicação da NOS, Rita Torres Baptista, afirmou que “o público que vai a festivais é o alvo privilegiado da NOS”. A pensar nas necessidades das pessoas, vão ser construídos espaços para carregar o telefone e com wi-fi.

Outra novidade é uma banca que permite alugar os powerbanks, carregadores de telemóveis portáteis. No início do festival, as pessoas podem dirigir-se à banca, que se situa perto da entrada, pagam uma caução de cinco euros (para quem é cliente NOS) ou dez euros (quem não é cliente NOS) para alugar um powerbank. No fim da utilização, se o carregador portátil estiver em boas condições, o dinheiro é devolvido.

A aplicação dos NOS Primavera Sound, já disponível nos sistemas Android e em breve nos iOS, tem como objetivo ajudar as pessoas a planear melhor a sua ida ao festival e a consultar o cartaz quando quiserem.

“Paixão que se equipara ao futebol”

Os passes gerais para o NOS Primavera Sound esgotaram no dia 15 de maio, e na opinião de José Barreiro, isso “ilustra bem a afirmação do festival no panorama dos festivais”. “Cada vez mais cedo, conseguimos esgotar o festival”, disse.

O diretor executivo do festival explicou também que podem entrar 30 mil pessoas por dia no recinto, e que os passes gerais constituem 60% do público do Primavera Sound.

Rita Torres Baptista constatou que 1.8 milhões de portugueses vão a festivais de música e a única paixão em Portugal que se compara a esta é o futebol.

Já foi anunciada a distribuição dos artistas por dias, sendo que o horário dos concertos será revelado em breve. Ainda estão disponíveis para venda os bilhetes diários para o NOS Primavera Sound e têm o custo de 55 euros.

Artigo editado por Rita Neves Costa