Charles Bradley vai voltar aos palcos e ao Porto. O cantor norte-americano, homem do soul e do funk, tem concerto marcado no Coliseu, a 23 de novembro.

O regresso era para ter acontecido há oito meses, mas o diagnóstico de um cancro no estômago levou o cantor norte-americano, agora com 68 anos, a cancelar em outubro do ano passado a digressão mundial que tinha em marcha e que passava por Lisboa, Porto e Coimbra.

A intensidade que lhe é intrínseca e que transpira na pele dos seus concertos ficou na memória de quem assistiu à sua performance no NOS Primavera Sound de 2014 e no Vodafone Paredes de Coura de 2015.

O veterano, nascido na Flórida e crescido em Brooklyn, Nova Iorque, tem apenas três álbuns de estúdio. Isso justifica-se pelo facto de, só em 2011, Bradley ter sido descoberto num clube nova-iorquino por Gabriel Roth, co-fundador da Daptone Records. Roth assistiu a um dos espetáculos de Bradley como “Black Velvet”, uma personificação do mítico James Brown, sua referência máxima desde que o viu, ao vivo, com 14 anos, num concerto no Harlem.

Charles Bradley editou “Changes”, o seu mais recente álbum, no ano passado. O trabalho inclui uma versão do tema dos Black Sabbath com o mesmo título. Em 2016, o artista combateu e derrotou também um cancro no estômago, regressando agora aos palcos.

Charles Bradley é ainda o protagonista do documentário “Soul of America” lançado em 2012. O concerto no Porto está marcado para as 21h30 e os bilhetes têm um custo de 25 euros.