O sindicato dos Maquinistas entregou à Prometro – empresa responsável pela operação e manutenção da Metro do Porto – um pré-aviso de greve dos agentes de condução entre as 12h00 do dia 1 de setembro e as 12h00 do dia 4, ameaçando assim com uma paralisação no fim de semana em que a Invicta acolhe a Red Bull Air Race.

Em declarações à Agência Lusa, o dirigente sindical Rui Pedro Pinto esclareceu que os profissionais reclamam da operadora a quem foi subconcessionado o serviço, o aumento de efetivos e a melhoria das condições de trabalho.

De acordo com Rui pedro Pinto, os 207 operadores de condução são poucos para garantir os serviços, nomeadamente quando são montadas operações especiais promovidas por ocasião de alguns eventos. A Red Bull Air race será disso um exemplo. Nessas alturas, diz o sindicalista, “seriam necessários mais 20 ou 30 agentes”.

A atribuição da categoria profissional de maquinista e melhores condições de trabalho, são outras reivindicações.

Contactada pelo JPN, a Metro do Porto confirma ter conhecimento da entrega do pré-aviso de greve. A empresa esclarece, contudo, que estas são questões a resolver entre a empresa concessionária do serviço e os funcionários.

A Metro do Porto diz também estar disponível para participar numa reunião tripartida, pedida pelo sindicato, não estando ainda agendado o encontro. “Do nosso lado, há toda a disponibilidade para participar e com o espírito positivo que permita encontrar soluções e consensos que permitam ultrapassar estas questões”, declarou fonte da empresa ao JPN.

A mesma fonte sublinhou que “em 15 anos de operação nunca houve uma greve que parasse a operação do metro”. “Vamos ver se é possível criar condições para que isso não aconteça”, reiterou.

A operação e manutenção da rede de metro do Porto está concessionada ao consórcio Prometro desde abril de 2010. Atualmente, está em curso um novo concurso de adjudicação do serviço. Até ao fim do ano, deverá ser escolhido o novo concessionário.