Arranca em setembro o processo de eleição dos 13 membros que vão compor o Conselho Consultivo Sénior de Matosinhos, um órgão recentemente instituído pelo executivo da câmara “com o objetivo de melhorar a resposta municipal a uma faixa da população que representa já 16,5% dos residentes em Matosinhos, correspondendo a cerca de 29 mil pessoas com 65 ou mais anos”.

De acordo com a autarquia matosinhense, o Conselho Municipal Sénior deve “assumir-se como espaço privilegiado de participação e debate, visando influenciar a tomada de decisão política no sentido garantir a plena integração cívica e social dos munícipes mais velhos, assegurando a sua participação na vida da comunidade e um mais fácil acesso a serviços de saúde e de apoio social”.

Dos 13 membros do Conselho, quatro serão cooptados entre a população idosa de cada uma das uniões de freguesia do conselho. Terão de ser cidadadãos “sem vínculo institucional”. Os cidadãos com mais de 55 anos interessados devem inscrever-se na Loja do Munícipe entre os dias 11 e 14 de setembro, “obedecendo a seleção à ordem de entrada da candidatura”, esclarece a autarquia.

Para 6 de setembro está marcada uma primeira reunião com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as universidades seniores de Matosinhos, durante a qual deverão ser eleitos os sete representantes daquelas instituições no Conselho Consultivo Sénior.

Além destes, o Conselho vai ainda integrar dois elementos que “desenvolvam ou tenham desenvolvido atividade científica na área da gerontologia ou das ciências sociais”.

Para o funcionamento deste grupo, de caráter consultivo, a Câmara de Matosinhos compromete-se a fornecer os meios logísticos e técnicos necessários.

Com vocação consultiva, o Conselho Consultivo Sénior procurará contribuir para a promoção do envelhecimento ativo, articulando as diversas instituições com responsabilidade na matéria (IPSS, autarquias locais e empresas municipais, Segurança Social, entidades da área da saúde e forças de segurança). A Câmara Municipal de Matosinhos disponibilizará os meios logísticos e técnicos necessário ao funcionamento deste órgão.

Matosinhos integra a Rede Mundial de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas.