Na terceira e derradeira semana da Feira do Livro do Porto, o JPN foi à procura de boas oportunidades de compra. Na edição deste ano, já muito negócio foi feito nos 130 pavilhões da feira mas ainda há por onde escolher nos escaparates das livrarias, editoras e alfarrabistas que marcam presença no Palácio de Cristal.

Definido o valor a gastar, 50 euros, o passo seguinte foi deambular pelos stands, saltando de livro em livro até fazermos a seleção que se segue.

As escolhas

O “Fundamentalista Relutante” [Civilização, 2€], de Mohsin Hamid, desenrola-se à mesa de um café no Paquistão. De volta a casa, Changez Khan, um jovem paquistanês que trabalhava em Wall Street, conta como a sua vida mudou drasticamente após os ataques de 11 de Setembro. É um livro pequeno (128 páginas), mas que já deu origem a um filme premiado (2012) com Riz Ahmed (Star Wars) e Kate Hudson.

A “Maldição do Corvo Negro” [Quidnovi, 2€] também já passou, neste caso, para o pequeno ecrã. É o primeiro livro da tetralogia “O Quarteto das Shetland”, que relata a busca pelo culpado de uma série de homicídios numa pequena ilha. A FOX pegou na ideia de Ann Cleves e “Shetland” conta já com quatro temporadas.

Já “Harry Renasce” [Civilização, 2,5€] é apresentado como um romance comovente de Mark Sarvas sobre um homem viúvo que volta a encontrar sentido para a vida quando se apaixona por uma jovem que conhece. Achamos que por 2,5 euros valia a pena experimentar.

A Google gere o monopólio dos motores de busca na Internet e é uma das maiores empresas do mundo. Neste livro, Ken Auletta viaja pela história da Google e analisa as suas práticas empresariais que ameaçam os media tradicionais. “Google, O Fim do Mundo como o Conhecemos” [Civilização, 5€] não é um romance, muito menos ficção, contudo tivemos curiosidade de conhecer por dentro esta empresa com quem inconscientemente negociamos todos os dias.

Após termos visto o filme baseado no livro, quisemos experimentar “Homens que Matam Cabras Só com o Olhar” [Civilização, 4€]. A contra capa tem várias críticas que falam na perspicácia de Jon Ronson em tornar uma obra de ficção no que mais parece um híbrido de reportagem de investigação e uma comédia dramática sobre os contornos mais obscuros da guerra. Pareceu-nos uma boa aposta.

Ernest Hemingway foi casado cinco vezes, mas como dizem, o primeiro amor nunca se esquece. “Madame Hemingway” [Civilização, 5€] de Paula McLain fala-nos sobre Hardley Richardson, a primeira mulher do autor e tem como base a sua relação intensa na intempestiva sociedade francesa dos anos 20. Já lemos livros biográficos sobre autores como Agatha Christie e Dickens por isso achamos que seria interessante analisar a vida de Hemingway por uma perspetiva diferente.

Katy Garden conquistou-nos com “Viagem Sem Regresso” e “O Presságio da Sereia”, por isso não quisemos perder “Desaparecida” [ASA, 5€]. Mais um livro sobre uma criança que desaparece sem deixar rasto, talvez ao género de “Gone, Baby Gone” de Dennis Lehane, mas sem dúvida que deve ser um bom livro.

Sendo uma obra escrita no período de pós revolução de 74, a “Balada da Praia dos Cães” [Relógio d’Água, 11,40€] apresenta-nos um homicídio de um militar que se rebelou contra o regime salazarista. Já tínhamos ouvido falar do filme de 1987 baseado no livro de José Cardoso Pires por isso decidimos que era uma boa oportunidade para conhecer um retrato fiel dum passado que está ainda muito presente entre os portugueses.

Por fim, “Mataram a Cotovia” [Relógio d’Água, 12,90€] pareceu-nos uma escolha adequada por ser um livro bastante conhecido e estudado pela forma como uma história escrita em 1960 por Harper Lee sobre a América durante a Grande Depressão dos anos 30 continua tão atual. É um daqueles livros em que dá vontade de exclamar “Finalmente, vou ler!”.

A poupança

Comparamos o preço dos livros da feira com o preço dos mesmos num site de referência de venda online. Apenas um deles, o único da lista de um autor português, foi mais caro do que se tivesse sido comprado online. Nos restantes livros, verificamos que a poupança vai dos 10% aos 90%. Deste modo, os nove livros que compramos na feira por pouco menos de 50 euros, teriam custado perto de 140 euros na livraria online.

De facto, quem tiver um orçamento limitado e quiser expandir a sua biblioteca não se pode cingir aos livros novos.

Sara não veio à feira com um orçamento definido mas já gastou perto de 80 euros. Realça que os descontos das editoras não são significativos e que as oportunidades estão nos alfarrabistas, este ano em maior número do que em anos anteriores.

A Feira do Livro do Porto é uma feira para toda a família e para todas as carteiras. Se quer poupar, pense em fazer uma pesquisa cuidada pelos stands da Feira do Livro e se possível compare preços antes de comprar. Assim se fazem bons negócios e se encontram boas oportunidades.

O certame encerra no próximo domingo, dia 17. De segunda a sexta, a feira abre ao meio-dia. Aos sábados e domingos abre às 11h00. Até quinta-feira, o horário de encerramento é às 21h30. Às sextas e sábados, as bancas estão abertas até às 23h00.

Artigo editado por Filipa Silva