A zona ribeirinha do Porto e de Gaia voltam a encher este domingo para a realização da 11ª Meia Maratona do Porto. A prova marcará o regresso de Sara Moreira à competição, depois da atleta ter falhado os mundiais de atletismo de Londres, em agosto, por lesão. Campeã europeia nos 21.095 quilómetros, a atleta do Sporting tentará a primeira vitória no Porto, onde foi segunda há dois anos, mas nunca venceu.

A apresentação da prova organizada pela RunPorto decorreu esta terça-feira no Salão Nobre da Alfândega do Porto. Jorge Teixeira, diretor da prova, anunciou na ocasião a grande novidade da edição deste ano: o serviço de Live Tracking.

Através do site da Meia-maratona, vai ser possível saber em que zona do percurso se encontram os participantes através de uma pesquisa pelo número do dorsal ou do nome do corredor. É também possível a partilha automática da evolução do percurso nas redes sociais. O serviço é gratuito.

Sara Moreira, ao centro, vai regressar no Porto à competição.

Sara Moreira, ao centro, vai regressar no Porto à competição. Foto: RunPorto

Quanto aos atletas, serão como é habitual divididos por grupos, consoante os objetivos que perseguem e o histórico de tempos que possuem. A organização espera atingir os 13 mil inscritos. Na linha da frente estão, como sempre, os atletas de elite. Entre os portugueses, além de Sara Moreira destaque para a presença de Catarina Ribeiro, Salomé Rocha, Rui Pedro Silva, José Moreira e Daniel Pinheiro. Quanto a estrangeiros, os cabeças de cartaz são o queniano Mathew Kipkoech Kisorio, com 58’46 de recorde pessoal, Emmanuel Mutai, também do Quénia, e Aziz Lahbabi, de Marrocos.

O tiro de partida da 11ª edição da Meia Maratona do Porto é dado às 10h00 de domingo, na Avenida Paiva Couceiro (por baixo da Ponte do Freixo). A chegada faz-se, como habitualmente, no Jardim do Cálem (Fluvial). Isto depois dos atletas atravessarem o tabuleiro inferior da Ponte Luiz I e se dirigirem, sempre junto ao rio, até ao Largo do Linhó onde dão a volta para voltarem ao Freixo e seguirem depois até ao Jardim do Calém para cortarem a meta.

Além da prova-rainha, de 21 quilómetros, está também programada uma mini-maratona de 6 quilómetros, do Freixo ao Jardim do Calém.

A organização tem, como é habitual, antes da corrida um transporte entre a chegada e a partida e entre a estação de metro da Trindade e a partida (o primeiro às 8h00, o último é às 8h40). Depois da prova, há também um transporte para a Casa da Música.

A prova vai obrigar a vários condicionamentos de trânsito no local. Do lado do Porto, estão previstos os seguintes:

Condicionamentos de trânsito com corte total de via:

• Rua das Sobreiras e Largo de António Calém – das 00h00 às 17h00 do dia 17 de setembro;

• Rua do Ouro – das 03h00 às 17h00 do dia 17 de setembro;

• Alameda Basílio Teles, Viaduto Cais das Pedras, Rua de Monchique, Rua Nova da Alfândega, Avenida de Gustavo Ei­ffel e Avenida de Paiva Couceiro – das 06:00 às 17h00 do dia 17 de setembro.

Condicionamentos de trânsito com cortes temporários, no dia 17 de setembro das 08h30 às 17h00:

• Rua do Infante D. Henrique, Rua do Clube Fluvial Portuense, Túnel da Ribeira e Rua da Ribeira Negra. Condicionamento de estacionamento nos dias 16 e 17 de setembro, exceto veículos autorizados:

• Rua de Aleixo Mota, Rua de D. Pedro de Meneses e Parque de Estacionamento existente na Rua de Aleixo Mota (junto ao n.º 86).

Condicionamento de estacionamento desde o dia 14 ao dia 17 de setembro, exceto veículos autorizados:

• Lado sul da Rua das Sobreiras, no troço compreendido entre o Largo de António Calém e o n.º 301.

A autarquia sugere que, no dia e horários referidos, sejam retiradas as viaturas para uma rua não interditada, caso venha a necessitar de utilizar o automóvel.

Já do lado de Vila Nova de Gaia, está prevista a interrupção de trânsito a partir do tabuleiro inferior da ponte Luís I, nas avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto, bem como nos cais de Gaia, da Fontainha, Capelo Ivens, do Cavaco e do Lugan e ainda na Rua da Praia, Avenida Afonso de Albuquerque, rotunda do Largo do Linhó, entre as 10h00 e as 16h00 do dia 17 de setembro.

Artigo atualizado às 12h48 do dia 13 de setembro com os condicionamentos de trânsito previstos em Vila Nova de Gaia