A segunda ronda do futebol solidário da seleção nacional de futebol foi jogado em Leiria. O Estádio Dr. Magalhães Pessoa recebeu o encontro entre Portugal e os Estados Unidos da América. Tal como a partida de Viseu, esta também serviu para angariar fundos para apoiar as vítimas dos incêndios que consumiram Portugal este ano.

Para esta partida, Fernando Santos promoveu sete alterações. A Pepe, Danilo, Manuel Fernandes e Gonçalo Guedes juntaram-se Beto, Nélson Semedo, Ricardo Ferreira, Antunes, Gelson, Bruma e Bruno Fernandes. Ricardo Ferreira, aliás, fez a sua estreia na seleção nacional.

Na ausência dos habituais capitães, foi Pepe quem assumiu esse posto, mas não por muito tempo. Logo aos 10 minutos, o jogador do Besiktas caiu lesionado e foi substituído por Neto.

Pouca posse de bola

Na primeira fase da partida, Portugal não estava a conseguir sair a jogar, nem ter posse de bola e os norte-americanos estavam por cima do jogo. Os visitantes assustaram por várias ocasiões, até que, à passagem do minuto 21, McKennie inaugurou o marcador.  Sapong, da esquerda, serviu McKennie que tirou Ricardo Ferreira do caminho e atirou a bola para o fundo das redes.

A partir do golo, o jogo acalmou e foi jogado mais a meio campo. Num lance aparentemente inofensivo, ao minuto 31, nasce o golo de Portugal. Bruno Fernandes vira o flanco à procura de Antunes que, de primeira, tira um cruzamento tenso. No entanto, a bola sai na direção de Horvath, guarda-redes americano, que a deixa fugir por baixo do corpo e a bola acaba por entrar caprichosamente na baliza. Um “frango” a dar o empate à seleção portuguesa.

Depois do golo, Portugal subiu de rendimento e conseguiu ter algumas oportunidades. Manuel Fernandes e Danilo permitiram defesas seguras ao guardião norte-americano, depois de remates de fora de área.

Mas o maior destaque até ao final da primeira parte foi um golo anulado ao central Brooks, por um alegado empurrão depois da cobrança do canto.

O jogo foi para o intervalo com o resultado em 1-1. No reinício, Fernando Santos promoveu mais uma estreia. Gonçalo Paciência entrou para o lugar de Gelson, enquanto João Mário substituiu Bruno Fernandes.

Crescimento português

A segunda parte começou com a defesa da noite. Adams recebeu um cruzamento da esquerda e cabeceou para a baliza, mas, quando o golo parecia certo, Beto esticou-se e tirou a bola para canto.

Pouco depois, foi a vez de McKennie voltar a assustar ao corresponder a um canto com um cabeceamento que bateu com estrondo na barra.

Já com Rúben Neves e Bernardo Silva em campo, Portugal também enviou uma bola à barra. Num lance confuso na área norte-americana, a bola sobrou para Gonçalo Paciência, que por pouco não teve uma estreia de sonho.

Até ao final da partida, houve ainda tempo para a terceira estreia da noite. Ao minuto 80, Fernando Santos fez entrar Rony Lopes e retirou do jogo Gonçalo Guedes.

“A minha intenção era fazer um centro”

O jogo chegou ao fim com o resultado feito ao intervalo. No final da partida, Fernando Santos disse que “há sempre coisas positivas e menos positivas” e que hoje Portugal “teve pouca posse de bola e perdeu-a muitas vezes”. Mas realçou que “na segunda parte a equipa melhorou bastante”.

Já Antunes, o autor do golo português, explicou o lance. “A minha intenção era fazer um centro para a área, mas saiu um centro-remate e felizmente entrou”. Falou ainda dos estreantes e afirmou que “é sempre bom receber jogadores novos” e que “trabalharam muito bem durante a semana”.

Duas notas adicionais: uma para o dinheiro recolhido pela campanha da FPF para ajudar as vítimas dos incêndios nos dois amigáveis da seleção frente à Arábia Saudita e os Estados Unidos. Entre chamadas, bilhetes e donativos, a entidade diz ter angariado um valor superior a meio milhão de euros. A segunda nota vai para a data do sorteio para o Mundial da Rússia. A 1 de dezembro Portugal vai ficar a saber que seleções enfretará na fase de grupos da competição, que vai decorrer de 14 de junho a 15 de julho.

Artigo editado por Filipa Silva