O Portimonense visitou o FC Porto pela segunda vez esta época. Depois de terem vencido a formação algarvia por 5-2 para o campeonato, os dragões entraram em campo com a missão de repetir a vitória e seguir em frente na Taça de Portugal.

O FC Porto entrou praticamente a vencer, com um golo de Danilo, mas o Portimonense chegou ao empate e deu a volta já no segundo tempo. Aboubakar e Brahimi marcaram já nos descontos os golos que garantiram a vitória que colocou os portistas na próxima ronda da Taça de Portugal.

Casillas regressou à baliza

Um mês e meio depois do empate com o Sporting para a Liga, o guardião espanhol Iker Casillas voltou a ser o titular da baliza dos azuis e brancos.

Para além do antigo guarda-redes do Real Madrid, também Óliver Torres, Corona e Danilo foram lançados por Sérgio Conceição, constituindo as novidades no onze dos dragões em relação à partida frente ao Belenenses.

Dragões entraram a marcar

O FC Porto entrou na partida a todo o gás. Logo ao primeiro minuto de jogo Aboubakar cabeceou dentro da área para grande defesa de Carlos Henriques, após uma boa trivela de Corona. O lance, contudo, já havia sido anulado por fora de jogo, tendo ainda assim ficado o aviso do camaronês.

A equipa azul e branca estava bem no jogo e chegou ao golo aos cinco minutos. André André ganhou um canto na direita, Alex Telles cruzou certeiro e Danilo finalizou já dentro da pequena área.

O jogo estava vivo e já depois de Nakajima ter avisado Casillas foi a vez de Tabata aparecer solto no interior da área dos azuis e brancos. O remate, contudo, saiu fraco para defesa fácil do guardião espanhol.

O FC Porto respondeu de bola parada. Óliver bateu o livre direto na esquerda do ataque e Danilo, de cabeça, ficou muito perto de bisar no encontro. O cabeceamento do internacional português saiu ligeiramente por cima da baliza do Portimonense.

Aos 25 minutos mais uma jogada de perigo do FC Porto. André André descobriu Corona no interior da área, o mexicano ainda fintou um jogador do Portimonense antes de rematar, mas a bola acabou intercetada por Rúben Fernandes.

O golo do Portimonense surgiu pouco depois. Perda de bola de Ricardo Pereira, bom trabalho de Nakajima já no interior da área e a bola, após um ressalto, a sobrar para Wellington marcar.

Já perto do intervalo, aos 41 minutos, foi a vez do Porto estar novamente perto do golo, novamente de bola parada. O remate de Alex Telles, de livre direto frontal, saiu muito perto da baliza de Carlos Henriques.

No minuto seguinte novamente o Portimonense e novamente por Nakajima. O avançado aproveitou um mau passe de Corona para recolher a bola já dentro da área e rematar para mais uma defesa de Iker Casillas.

O intervalo acabou assim por chegar num jogo em que pelo número de oportunidades até podiam ter havido mais golos na primeira parte.

Má entrada na segunda parte colocou dragões em desvantagem

Na segunda parte Sérgio Conceição não demorou muito a mexer e lançou Brahimi pouco depois dos 50 minutos.

Os dragões não entraram bem no segundo tempo mas aos 63 minutos conseguiram uma boa oportunidade. Aboubakar tentou o remate já dentro da área mas Rúben Fernandes apareceu a cortar no último segundo.

Numa altura em que o jogo não vinha tendo muitas oportunidades surgiu o golo da reviravolta do Portimonense. Jogada de insistência da equipa algarvia, a bola a sobrar para a entrada da área e Pedro Sá a rematar forte para o golo. Uma verdadeira “bomba” do médio sem hipóteses de defesa para Casillas.

Jovem André Pereira estreou-se na equipa principal

Insatisfeito com o resultado, Sérgio Conceição mexeu de imediato na equipa e lançou André Pereira, da equipa B dos dragões, para o ataque. André André foi o sacrificado e o FC Porto passou a atuar com dois avançados.

A quinze minutos dos noventa a equipa do Portimonense ficou reduzida a 10 unidades. Na sequência de um contra-ataque dos dragões, Felipe Macedo fez falta sobre Danilo Pereira e viu o segundo amarelo.

Após a expulsão, Vítor Oliveira retirou da partida Wellington e fez entrar Jadson, abdicando de um avançado para compensar a ausência do defesa expulso.

Já muito perto dos 90 minutos, o jovem André Pereira caiu na área do Portimonense e pediu-se penálti nas bancadas do Dragão. Artur Soares Dias nada assinalou, Sérgio Conceição protestou de forma efusiva e acabou por ser expulso do banco de suplentes.

Reviravolta chegou já para lá dos 90

Já em período de descontos o Futebol Clube do Porto chegou ao golo do empate. Grande passe de Alex Telles a rasgar a defesa algarvia e Aboubakar com frieza a finalizar na cara de Carlos Henriques, para explosão de alegria no Estádio do Dragão.

Com sete minutos de tempo extra para jogar e em vantagem numérica o FC Porto continuou à procura do golo e chegou mesmo à vantagem. André Pereira apareceu solto na direita do ataque, cruzou para Aboubakar, o camaronês falhou a receção mas a bola ainda sobrou para Brahimi, que marcou o golo da vitória.

Após o golo dos azuis e brancos não houve tempo para muito mais e o jogo terminou sem mais destaques. O FC Porto segue em frente na Taça após uma vitória arrancada a ferros.

No final do jogo, na conferência de imprensa, Vítor Oliveira teceu grandes críticas à arbitragem, defendendo que a expulsão que deixou a sua equipa a jogar com 10 foi injusta.

O treinador do Portimonense realçou ainda a qualidade do Porto que disse ser “de forma justa” o primeiro classificado do campeonato.

Já o treinador do Porto, Sérgio Conceição, foi impedido de comparecer na sala de imprensa devido à expulsão no decorrer do jogo.

Artigo editado por Filipa Silva