Chegou o mês mais iluminado do ano e o PortOuvido traz-te sons da Invicta cheios de luz portuense. Do futebol que deixa um brilho nos olhos de um jovem a uma joia pela qual um ourives vê o Porto, a cidade resplandece, mesmo para quem vem de fora.

No “Fora de Jogo” desta semana falamos-te da Associação Recreativa Desportiva Cultural Gondim-Maia, um clube de futebol fundado a 25 de abril de 1976 responsável pelo treino de escolinhas a veteranos. Bernardo Garcia e o seu pai contam-nos porque esta é a escolha da família para praticar desporto.

O “Porto Deles” traz-te a declaração de amor de Joaquim, de 75 anos, à sua cidade. “Quando olhava para um anel, via a cidade do Porto”, diz, recordando a sua carreira de ourives. Tendo sempre vivido no coração do Porto, Joaquim considera que também ele é histórico.

E porque, no Porto, não só as joias brilham, o “À Boleia” foi perceber o que os portuenses pensam da instalação de iluminações de Natal pelo centro da cidade. Enquanto uns dizem que “é muito cedo”, outros rematam que “é dezembro, é a data certa”; porém, todos concordam que as luzes de Natal, independentemente dos custos, são essenciais ao espírito da cidade, nesta época.

No “Café Europa”, falámos com o croata Sebastian no café mais antigo da cidade, o Café Progresso. O estudante na Escola Superior de Educação do Porto faz um levantamento das diferenças entre Portugal e a Croácia, brincando com os azulejos, destacando a qualidade – e agradável preço – do vinho e refletindo na dificuldade da procura de emprego.

Este programa tem a parceria da Engenharia Rádio.