O município de Vila Nova de Gaia vai candidatar-se a Capital Europeia da Juventude em 2022, revelou o Presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues. Depois de Braga (2012) e Cascais (2018), Vila Nova de Gaia tenta ser a terceira cidade portuguesa a receber o título de Cidade Europeia da Juventude.

Na apresentação do Plano Municipal da Juventude, no Auditório Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues adiantou que o município de Gaia vai apresentar “até ao final do ano” a candidatura a Capital Europeia da Juventude de 2022.

O Presidente da Câmara Municipal de Gaia contou ao JPN que este compromisso é “o primeiro corolário do trabalho de um ano e meio desde a criação do Plano Nacional de Juventude”. O autarca destacou o “trabalho de envolvimento” no projeto e afirmou que ser Capital Europeia da Juventude é mais um “dos 30 compromissos que a Câmara assumiu nos últimos quatro/cinco anos”.

Em declarações ao JPN, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que Gaia “pretende ser o terceiro município do país a envergar o título de Capital Europeia da Juventude, depois de Braga e Cascais”. O presidente destacou os mais de 80 mil jovens que habitam no concelho e disse que quer “potenciar o papel dos jovens em Gaia”.

Ser Capital Europeia da Juventude é, para o executivo socialista, “uma responsabilidade” mas ao mesmo tempo “um compromisso em função do trabalho desenvolvido no âmbito do Plano Municipal de Juventude”.

Eduardo Vítor Rodrigues destacou os mais de 80 mil jovens que habituam no concelho de Gaia. Foto: Filipa Silva

Questionado acerca das vantagens desta candidatura, o autarca socialista referiu a “possibilidade de trabalhar em articulação com outros municípios que desenvolveram um trabalho meritório na área da juventude”. Para além disso, Eduardo Vítor Rodrigues mencionou que a candidatura pode ajudar a “colocar os jovens na agenda das políticas municipais”.

A Câmara Municipal de Gaia quer ajudar os jovens na área da educação, ação social, emprego, formação profissional, mas também com a criação de espaços públicos de lazer e outras iniciativas lúdicas.

Eduardo Vítor Rodrigues acredita que a candidatura pode trazer mais turistas à cidade, mas destaca um turismo de nicho em particular: o Programa Erasmus. “Vila Nova de Gaia partilha uma dinâmica de turismo jovem e académico” e receber o título de Capital Europeia da Juventude pode trazer ainda mais estudantes à Universidade do Porto, contou ao JPN.

“Traz visibilidade à região e ao concelho”

Apesar de a prioridade do presidente da Câmara de Gaia serem os jovens gaienses, Eduardo Vítor Rodrigues crê que a candidatura apresentada “traz visibilidade à região e ao concelho” e pode incentivar jovens de outros países a visitarem Gaia.

Em relação ao Plano Municipal de Juventude apresentado na última quarta-feira, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que é importante que “haja uma reflexão sobre aquilo que é feito” e agir numa lógica integrada: “Às vezes andamos a trabalhar de uma forma avulsa e o plano pode resolver uma parte desse problema”. Numa altura em que “se fala tanto de participar”, o Plano Municipal ajuda os munícipes a terem uma voz mais ativa, rematou.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro