O Pallco, que contou com um investimento superior a 1 milhão e 700 mil euros, destina-se ao ensino das artes performativas da dança, música e teatro musical, na vertente lúdica e profissional. A inauguração do conservatório é já esta quinta-feira, dia 19, pelas 19h00.

Sofia Marques dos Santos, atual diretora do Pallco, resolveu criar o conservatório porque a escola que fundou em 2003, a Oporto Ballet School (OBS), começava a ficar com pouco espaço para o número crescente de alunos.

Além disso, sempre considerou que havia uma lacuna no Porto, no que diz respeito ao ensino artístico em dança. A antiga bailarina resolveu então criar o primeiro conservatório de dança, ao qual juntou a música, por serem áreas que se complementam.

A escola, que terá ensino artístico sob a tutela do Ministério da Educação, tem como objetivo primordial “proporcionar um ensino de excelência” aos seus alunos, revelou Sofia Marques dos Santos.

“Vamos apostar na qualidade de ensino, desde os cursos oficiais até à oferta complementar. Mesmo nos cursos livres temos programas de alto rendimento em dança, o mesmo em música e teatro musical”, desvendou.

Com esta aposta na elevada qualidade do ensino, a diretora do Pallco pretende “formar excelentes profissionais para o mercado, que exige cada vez mais bailarinos, mais músicos, mais atores”.

Os alunos podem contar com atividades complementares ao ensino das artes performativas, como fisioterapia, nutrição, mind coach e apoio escolar

O conservatório, que tem um espaço de 2.400 metros quadrados, não tenciona ser apenas uma escola de artes, revelou Sofia Marques dos Santos.

“Acima de tudo, incutimos valores. É uma escola e uma escola educa. É o que fazemos, incutimos valores aos nossos alunos para que sejam determinados, organizados e consigam conciliar o estudo do ensino regular com as atividades artísticas”, explicou.

Isto permite formar adultos “diferentes”, “mesmo que não venham a ser atores, músicos ou bailarinos, vão ser adultos com uma mais-valia. Mais seguros, mais determinados, mais lutadores”, concluiu a diretora do Pallco.

No edifício de dois pisos, com estúdios de dança e de música, salas polivalentes, um auditório de 200 lugares e um jardim exterior privado, há serviços para os alunos, complementares ao ensino das artes performativas. Fisioterapia, nutrição, mind coach e apoio escolar são alguns exemplos.

Sofia Marques dos Santos destacou a importância destas atividades, nomeadamente da nutrição. “Os bailarinos, no caso do bailado, têm de ter determinadas linhas e de saber o que comer. É preciso serem seguidos por especialistas nesse assunto para que não haja qualquer tipo de distúrbios alimentares. Temos muito essa preocupação. É fundamental saberem como se alimentar, durante o ano letivo de uma maneira geral, e antes ou depois de uma prova”.

A psicologia também é importante, porque pode ajudar a manter o foco e a concentração, esclareceu. O apoio escolar ajuda a conciliar a educação artística com a regular. A diretora do conservatório adiantou que a escola dispõe de professores formados na área das ciências e das humanidades, que ajudam os alunos, seja com explicações ou a fazer os trabalhos de casa.

O Pallco vai passar a ser a entidade responsável pela Organização do Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB)

“Não é um ATL, mas é como se fosse. O nosso dilema é ‘deixe o educando connosco e leve o filho para casa’, ou seja, quando os jovens vão embora já têm os trabalhos feitos” e podem descansar para no dia seguinte voltarem às aulas, “para que sejam excelentes alunos”, rematou.

Mas nem só os estudantes têm acesso ao Pallco. A população geral também e pode contar com aulas de pilates, ioga, body & mind, ginástica, treino funcional, sénior training, dança contemporânea para adultos, salsa fit e danças de salão.

A fundadora da Oporto Ballet School (OBS) acredita que será possível ao conservatório atrair estudantes estrangeiros e alcançar destaque internacional, nomeadamente através de bolsas de estudo, parcerias e intercâmbios, alguns já definidos, dentro e fora da Europa.

Para Sofia Marques dos Santos, o que distingue o Pallco de outros conservatórios é a “excelência do ensino, do corpo docente e, acima de tudo, da oferta complementar”, sobre a qual ainda não pode revelar muito.

As instalações já estão a ser utilizadas, por cerca de 150 alunos da Oporto Ballet School, mas a escola só começa a funcionar totalmente em setembro. A 21 e 22 de abril, realizam-se as primeiras audições para os cursos básicos e secundários de música e dança.

O Pallco passará a ser a entidade responsável pela organização do Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB). O evento, lançado em 2011, pretende divulgar e projetar jovens promessas do ballet clássico e contemporâneo.