O FC Porto foi este domingo à Madeira com uma missão clara: vencer o Marítimo e assim fortalecer a liderança do campeonato, aproveitando o deslize do Benfica em casa com o Tondela (2-3), no dia anterior.

Missão cumprida. A custo, mas ainda assim cumprida. Foi preciso esperar pelo minuto 89 para o FC Porto acertar com a baliza do adversário e assim somar três pontos que colocam o dragão a um do ansiado título de campeão nacional. Título que lhe escapa há já quatro épocas.

O herói do jogo voltou a ser Moussa Marega. Acabou por ser o maliano a desbloquear o nulo com que o jogo se manteve até aos instantes finais. O avançado, melhor marcador do FC Porto esta época, respondeu com um cabeceamento certeiro a um canto marcado por Alex Telles. Mais uma assistência para a longa lista do brasileiro.

A equipa orientada por Sérgio Conceição até jogou mais de metade da partida em vantagem numérica, na sequência da expulsão do guarda-redes do Marítimo, Amir, aos 41 minutos. A saída ostensiva da baliza e o choque com Tiquinho Soares à entrada da área levaram Carlos Xistra a puxar do vermelho.

Contudo, ter mais um jogador em campo não significou vida facilitada para os dragões. O jogo não foi sempre bem jogado com a equipa azul e branca a apostar cedo em lançamentos longos para as costas da defesa maritimista, sem qualquer resultado prático.

Concluída a 32ª jornada do campeonato, o FC Porto lidera com 82 pontos, mais cinco que Benfica e Sporting . Os dois rivais lisboetas têm encontro marcado no próximo sábado (20h30, SportTV1). Em caso de empate no dérbi, o FC Porto festeja o título. Os dragões jogam no domingo, em casa, diante do Feirense (20h15, SportTV1).