FC Porto campeão

A festa foi rija e ainda não acabou.

O FC Porto assegurou este fim de semana o 28º título de campeão nacional de futebol logo no sábado, no rescaldo de um empate a zeros entre Sporting e Benfica, em Alvalade. Desde 2012/2013 que o campeonato escapava aos dragões.

A festa eclodiu no hotel gaiense onde a equipa estava em estágio e ecoou um pouco por todo o país, sobretudo na Invicta onde os Aliados voltaram a ser palco de uma festa azul e branca.

No domingo, a festa rumou ao Dragão onde a equipa de Sérgio Conceição confirmou o estatuto de campeã com uma vitória por 2-1 sobre o Feirense (golos de Sérgio Oliveira e Brahimi).

No final, a equipa fez a festa no relvado, com os jogadores a serem chamados um a um ao palco onde haviam de receber a taça. Mas estendeu-se para fora do estádio, para a Alameda do Dragão, por onde se estima terem passado mais de 100 mil pessoas.

O FC Porto terminou a 33ª jornada com 85 pontos, mais sete que os rivais de Lisboa, tendo igualmente a melhor defesa e o melhor ataque do campeonato.

No próximo fim de semana, o campeonato fecha para os azuis e brancos em Guimarães (sábado ou domingo, ainda não está agendado). No regresso, a equipa vai para o coração da Baixa do Porto para ser recebida na Câmara Municipal e subir à varanda onde o FC Porto não entra desde 1999.

Para Sérgio Conceição, o técnico portista, visto como o grande obreiro do título, este foi o mais importante título conquistado pelo FC Porto nos últimos 30 anos. E o FC Porto venceu 18 vezes nesse período.

Sérgio Conceição atirado ao ar pelos jogadores.

Sérgio Conceição atirado ao ar pelos jogadores. Foto: FC Porto

João Sousa, nº 1

O número um português, finalmente, foi número um em Portugal.

João Sousa foi às lágrimas, este domingo, depois de conquistar o Estoril Open. Na final, o português derrotou o jovem Frances Tiafoe de 20 anos com um duplo 6-4, em hora e meia de jogo.

Nunca um português tinha ganho no Estoril. Frederico Gil foi quem esteve mais perto, em 2010, mas acabou derrotado na final.

Daí que João Sousa não se tenha segurado: “Pareço um menino a chorar. Não há palavras para esta emoção”, declarou no final.

A reboque da vitória no Estoril, João Sousa subiu vinte lugares no ranking ATP, atualizado esta segunda-feira. É agora o número 48 da hierarquia.

Este é o terceiro título de João Sousa no circuito ATP. O vimaranense, que queria ser jogador de futebol, e que vive e treina há 15 anos em Barcelona, venceu em Kuala Lumpur em 2013 e em Valência em 2015.

A vitória no Estoril rende-lhe, aproximadamente, 85 mil euros.

João Sousa não conteve a emoção no final do torneio cuja vitória dedicou à mãe. Foto: Millenium Estoril Open

Insulares na Primeira

Se o FC Porto começou a festejar o título no sofá, o Nacional da Madeira fê-lo no avião. No sábado, enquanto a equipa de Costinha viajava para o continente, a Académica perdeu em casa com o Cova da Piedade (1-2), com os madeirenses a assegurarem assim a promoção à Primeira Liga.

A confirmação do título de campeões da II Liga viria já no domingo, depois da vitória por 1-0 sobre o Arouca.

Mas a festa nas ilhas alastrou-se aos Açores. A euforia tomou conta do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, com a vitória do Santa Clara pro 3-0 sobre o Real. Uma vitória que coloca os açorianos 15 anos depois de novo no principal escalão do futebol português.

Assim, na edição de 2018/2019 a Liga NOS terá três equipas das ilhas a competir: Marítimo, Nacional e Santa Clara.

O Nacional da Madeira festejou a promoção e o título de campeão da Segunda Liga.

O Nacional da Madeira festejou a promoção e o título de campeão da Segunda Liga. Foto: Nacional da Madeira

Sporting de gala nas modalidades

Bruno de Carvalho continua a festejar nas modalidades leoninas. Só este domingo, os leões arrecadaram mais dois títulos. Depois do voleibol, foi a vez do futebol feminino e do andebol masculino.

Nos dois casos, o Sporting sagrou-se bicampeão nacional.

No futebol feminino, a consagração chegou na véspera da derradeira jornada. O Sporting venceu em casa – e com cerca de sete mil adeptos nas bancadas – o Valadares por 4-1 e assegurou o título matematicamente.

As leoas têm três pontos de vantagem sobre o SC Braga a uma jornada do fim, tendo vantagem sobre as minhotas no confronto direto. A equipa comandada por Nuno Cristóvão tem ganho tudo o que há para ganhar desde que regressou há duas épocas e pode ainda conquistar a Taça de Portugal.

No andebol, o título foi festejado diante do Benfica. Num pavilhão João Rocha praticamente lotado, a equipa de Hugo Canela venceu por 33-27 o rival da Luz e assegurou o 21º campeonato do palmarés, ultrapassando assim o FC Porto na lista de clubes com mais títulos nacionais.

O Sporting tem dominado o futebol feminino desde que regressou à modalidade.

O Sporting tem dominado o futebol feminino desde que regressou à modalidade. Foto: Sporting Clube de Portugal

Miguel Oliveira acelera (e de que forma…)

O piloto português não festejou a vitória mas andou lá muito muito perto. O que é ainda mais incrível se tomarmos em linha de conta que Miguel Oliveira saiu para o Grande Prémio de Espanha da 14ª posição, quinta linha na grelha de partida.

O jovem almadense da KTM terminou a corrida em segundo – melhor classificação da época, quando está concluída a quarta ronda – e está agora na terceira posição do mundial de motociclismo na categoria Moto2.

Um resultado de respeito, numa semana importante na qual se soube que Oliveira vai ter a oportunidade de rodar na prova-rainha do mundial na próxima época. Vai ser pela Tech3/KTM o que fará dele o primeiro português na MotoGP.

Miguel Oliveira foi o segundo mais rápido em Jerez de la Frontera.

Miguel Oliveira foi o segundo mais rápido em Jerez de la Frontera. Foto: Miguel Oliveira/Site Oficial