Do guarda-redes mais velho, ao jogador com mais golos e à equipa com mais vitórias na competição, conheça alguns dos recordes que podem ser batidos no Mundial 2018 na Rússia.

No Campeonato do Mundo de 2018, que se realiza de 14 de junho a 15 de julho na Rússia, alguns recordes da competição podem ser batidos. Entre estes está o de jogador com mais golos, guarda-redes mais velho e o de seleção com mais participações.

A saber:

1. Pode ser batida a maior sequência de campeões diferentes em Mundiais

Atualmente, a maior série é de cinco seleções diferentes e já aconteceu três vezes:

  • entre 1966 e 1982, quando Inglaterra, Brasil, Alemanha, Argentina e Itália venceram a competição;
  • de 1982 até 1998, começou outra sucessão de vencedores, com Itália, Argentina, Alemanha, Brasil e França;
  • de 1998 até agora venceram França (1998), Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010) e Alemanha (2014).

Caso o Mundial da Rússia seja ganho por uma seleção que não as cinco mencionadas por último, será estabelecido um novo recorde de série.

2. Müller vs Klose na luta pelo melhor marcador em mundiais

O avançado do Bayern Munique já atingiu o mesmo feito que Miroslav Klose e do peruano Teófilo Cubillas, ao marcar pelo menos cinco golos em dois Mundiais diferentes e, agora, pode quebrar o recorde de golos.

Thomas Muller pode suceder a Miroslav Klose (na foto) como melhor marcador em campeonatos do Mundo.

Thomas Muller pode suceder a Miroslav Klose (na foto) como melhor marcador em campeonatos do Mundo. Foto: FIFA

Thomas Müller está também na lista de melhores marcadores em Mundiais com 10 golos e tem a possibilidade de, neste Mundial, se aproximar ou até ultrapassar o recorde do compatriota Miroslav Klose, melhor marcador, que conta com 16 golos em fases finais de mundiais de futebol.

Miroslav Klose chegou aos 16 golos no Mundial 2014 ultrapassando, ao fim de oito anos, os 15 golos do brasileiro Ronaldo. O tetracampeão mundial anunciou que ia deixar a seleção ainda durante o campeonato do mundo do Brasil.

3. Mundial da Rússia vai ter o guarda-redes mais velho de sempre

Essam El-Hadary, capitão da seleção do Egipto, completou 45 anos em janeiro deste ano.  Se entrar em campo, na Rússia, vai tornar-se no jogador mais velho a participar num mundial, título que atualmente pertence a Faryd Mondragón.

Essam El-Hadary é o capitão da seleção egípcia e um dos maiores ídolos dos adeptos.

Essam El-Hadary é o capitão da seleção egípcia e um dos maiores ídolos dos adeptos. Foto: FIFA

O colombiano tornou-se no jogador mais velho a participar no Mundial de 2014 no Brasil ao entrar para o lugar de Ospina na vitória sobre o Japão, nessa altura com 43 anos.

O Mundial da Rússia será, provavelmente, a estreia de Essam El-Hadary na competição e, ao mesmo tempo, a possível despedida do capitão e ídolo da seleção egípcia. Para já, está na lista dos 29 pré-convocados de Héctor Cúper.

O Egito já não participava num Mundial há 28 anos, em grande parte devido à agitação política do país. A Primavera Árabe, chegada em 2011, tornou ainda mais instável o clima.

Assim, e apesar de ser a equipa de maior sucesso na história da Taça das Nações Africanas, tendo vencido três edições consecutivas em 2006, 2008 e 2010, o Egito falhou os últimos três torneios regionais.

A seleção egípcia já venceu por quatro vezes a Taça das Nações Africanas desde a última participação da equipa no Mundial, em 1990.

Entre 2011 e 2013, o Egito viu o seu campeonato nacional ser cancelado por duas vezes após o incidente de Port Said Stadium, em 2012 – que provocou a morte de pelo menos 79 pessoas e mais de mil feridos depois de milhares de adeptos invadirem o campo após a vitória do Al-Masry – e ainda na sequência do golpe de Estado de 2013.

4. Manuel Neuer pode tornar-se no guarda-redes com mais jogos em Mundiais

O recorde atual do guarda-redes com mais jogos em mundiais pertence ao brasileiro Taffarel e ao alemão Sepp Maier, que participaram em 18 jogos na competição.

Manuel Neuer tem 13 jogos em campeonatos do mundo, o que significa que precisa de – além de ser o escolhido de Joachim Löw para a baliza alemã – chegar aos quartos de final para igualar a marca. Caso chegue à meia-final, ultrapassa os atuais recordistas.

Como a Itália não foi apurada para o Mundial da Rússia de 2018, Manuel Neuer tem a oportunidade de passar à frente de Buffon.

Como a Itália não foi apurada para o Mundial da Rússia de 2018, Manuel Neuer tem a oportunidade de passar à frente de Buffon. Foto: FIFA

Se Buffon, com 40 anos, participasse no campeonato do mundo, deste ano, tornava-se o jogador com mais participações em mundiais. O guarda-redes italiano disputou cinco Mundiais (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014), e na Rússia chegaria ao sexto.

No ano passado, Gianluigi Buffon anunciou a sua despedida da seleção na sequência da eliminação no playoff de apuramento para o Mundial 2018, mas cerca de cinco meses depois revelou que regressaria à “squadra azzurra” para alguns jogos amigáveis a pedido do técnico interino Luigi Di Biagio.

5. Alemanha pode igualar o Brasil como a equipa com mais vitórias em mundiais

A seleção alemã, vencedora do Campeonato do Mundo de 2014, possui neste momento quatro títulos (1954, 1974, 1990, 2014), assim como a Itália. Como os italianos não conseguiram a qualificação para o Mundial, a Alemanha pode igualar o Brasil, que é neste momento a seleção com mais títulos – cinco. O famoso “penta campeãooooo” pode vir a ser ecoado. Falta saber como se diz em alemão. Alguém arrisca?

6. Número de golos marcados em Mundiais

Até ao momento já foram marcados 2.379 golos em Mundiais de futebol. No campeonato do mundo, na Rússia, poderá chegar-se à marca dos 2.500.

Artigo editado por Filipa Silva