1) Warm Up

Na véspera da abertura das portas do Parque da Cidade, Fatboy Slim atua na Avenida dos Aliados, num concerto gratuito que serve de aquecimento para o festival. A festa na Baixa começa às 21h30 com a portuense SuM, mas o DJ e produtor britânico só sobe a palco a partir das 23h00.

É a primeira vez que o Primavera aquece na Avenida dos Aliados. O concerto, que promete pôr todos a mexer, significa também alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento, que podem ser consultados aqui.

Um travo do que o espetáculo no Porto pode vir a ser, pode ser tirado desta passagem de Fatboy Slim pelo Boiler Room.

2) Bilhetes

Os passes gerais já esgotaram, bem como as entradas diárias para o último dia do festival. No entanto, há ainda bilhetes para quinta e sexta-feira com o custo de 60 euros que podem ser comprados aqui.

A grande enchente do festival é aguardada para a noite de sábado, dia da atuação de Nick Cave And The Bad Seeds. Aqui fica “Jubilee Street” para quem quiser abrir o apetite.

3) Transportes

Para chegar ao recinto de autocarro pode usar as linhas:

• 200 Bolhão – Castelo do Queijo (linha prolongada até à Praça Cidade Salvador entre as 18h00 e as 21h00)
  • 203 Marquês – Castelo do Queijo, saída: Castelo do Queijo
  • 205 Campanhã – Castelo do Queijo, saída: Pr. Cid. Salvador –  a funcionar também durante a madrugada
  • 500 Loios – Matosinhos (Mercado), saída: Pr. Cid. Salvador
  • 501 Sá da Bandeira – Matosinhos (Praia), saída: Matosinhos Praia
  • 502 Bolhão – Matosinhos (Mercado), saída: Pr. Cid. Salvador
  • 1M Aliados – Matosinhos (F. Luminosa), saída: Pr. Cid Salvador – com viagens duplicadas de meia em meia hora

A STCP  disponibiliza também um shuttle que faz a ligação entre a Praça Cidade Salvador e a Avenida dos Aliados. Os autocarros de grande capacidade partem de dez em dez minutos. Na quinta-feira funcionam das 23h30 às 04h00 e nos restantes dias das 23h30 às 07h00.

Para facilitar a vida aos festivaleiros, as principais paragens da STCP que dão acesso ao NOS Primavera Sound vão estar assinaladas com placa de paragem identificativa do evento.

No interior do recinto do festival haverá uma Loja Andante de atendimento e venda de títulos de transporte intermodais para autocarros, metro e comboios urbanos, a funcionar entre as 18h00 e as 02h00. Para além disso, a STCP terá um posto de venda de títulos de bordo para os autocarros na Praça Cidade Salvador.

Já a linha de metro que dá acesso ao festival é a azul (A). Os festivaleiros podem sair na estação Matosinhos Sul  e seguir pela Rua Brito e Cunha até ao recinto. De acordo com as informações recolhidas pelo JPN junto da empresa, não haverá lugar a reforço do serviço regular.

4) Recinto

Como avisou a organização aquando da apresentação do festival, este é provavelmente o ano em que mais se mexeu no recinto. De uma forma geral, há três palcos que se mantêm e dois que se estreiam este ano.

Mantêm-se os palcos principais: NOS e Super Bock. Mantém-se também um dos palcos mais queridos do público do festival, que no ano passado era o “Palco.” (ex-ATP) e que este ano passa a chamar-se Pitchfork.

Aquele que era o ano passado o palco Pitchfork e que estava próximo da zona da alimentação desparece. O que há de novo é um palco à esquerda do pórtico da entrada, o palco SEAT – por onde passam, por exemplo, os War on Drugs na noite de sábado. E haverá também um novo recinto mais fechado – o Primavera Bits, a funcionar num pavilhão pré-existente localizado próximo do local onde costumam ter lugar os mercados biológicos do Parque da Cidade.

Atenção: à semelhança de anos anteriores, não é permitida a entrada de “todo e qualquer tipo de bens alimentares, incluindo bebidas, sejam em vasilhame de plástico ou vidro”.

Mas vai ser permitida a entrada de guarda-chuvas. Apesar de poder constituir um objeto eventualmente perigoso, as condições climatéricas previstas levaram a PSP a autorizar a passagem, mas recomendam a quem os use para terem o cuidado de não causar incómodo com a utilização dos mesmos.

O recinto do NOS Primavera Sound tem uma lotação máxima de 30 mil pessoas por noite.

5) Cartaz por dias

E para dar o melhor auxílio na hora de escolher entre as muitas opções em consideração, distribuímos as bandas pelos seus palcos e horários em cada um dos três dias do festival.

Às imagens, que podem clicar para ver melhor, acrescentamos duas notas: 1. no primeiro dia, quinta-feira, não há concertos previstos para o palco Pitchfork; 2. Os concertos indicados para a Rádio Primavera – todos os dias, um DJ convidado, entre as 02h00 e as 04h00 – decorrem num espaço montado junto ao palco SEAT.

6) Meteorologia

A fechar, o tempo. As previsões, já se sabe, podem falhar, mas as que existem até agora envolvem alguma precipitação.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera,  na quinta-feira há previsões de aguaceiros até ao final da tarde, melhorando o estado do tempo a partir das 19h00, sem chuva até à madrugada. Na sexta-feira, o céu não estará carregado, mas há indicação de aguaceiros ao longo do dia, ainda que com algumas abertas. No sábado, não há previsão hora a hora, mas espera-se que os aguaceiros parem às 18h00, com o céu a manter-se sem chuva até à noite. Uma informação para ir acompanhando ao longo dos dias.

Atendendo ao tipo de recinto, será avisado levar calçado próprio para a chuva e, se assim o entender, um bom impermeável.