A Quinta do Covelo, no Porto, e os jardins da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, acolhem, esta sexta-feira, sessões livres e gratuitas de observação do maior eclipse lunar do século XXI.

Maior porque é o mais longo. A Lua vai atravessar o cone de sombra criado pela Terra ao longo de quase quatro horas. Deste período, o eclipse será total durante 1h45 minutos. Será preciso esperar por 2100 para observar um eclipse que demore tanto tempo.

Os especialistas alertam também para a tonalidade vermelha que a Lua deve adquirir nesta noite, por conta da projeção de luz do Sol sobre a superfície do satélite terrestre.

Mas há outro fenómeno a contribuir para esta espécie de alinhamento perfeito dos astros no céu. É que, no mesmo dia, além da Terra se colocar entre a Lua e o Sol, também Marte vai estar particularmente alinhado com o nosso planeta e o Sol, pelo que o planeta vermelho vai ser mais visível nesta noite.

A distância face à Terra vai ser das mais curtas já observadas: vai estar a uns escassos 57 milhões de quilómetros da Terra, coisa nunca vista desde 2003. Só em 2035 esta distância deverá ser novamente registada, num planeta que pode chegar a estar, no seu ponto mais distante, a 401 milhões de quilómetros.

Em Portugal, a lua nasce, na noite de sexta, às 20h47 (hora de Portugal continental), já com o eclipse a decorrer na sua totalidade, mas só depois das 23h30 é que deve sair, por completo, da sombra da Terra.

No Porto, a sessão de observação é promovida pelo Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva e pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e terá o acompanhamento de especialistas do IA. Arranca às 22h00, prolonga-se até à meia-noite, e decorre no Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo (entrada lateral, junto à Rua de Álvaro Castelões).

Em Leça da Palmeira, Matosinhos, a sessão começa às 21h00 e é organizada pelo Museu da Quinta de Santiago e pela Associação de Física da Universidade de Aveiro. José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia, conduz a sessão.