Pela primeira vez desde 1995, Portugal vai estar representado numa Universíada de Inverno. Ricardo Brancal vai participar nas provas de slalom e slalom gigante na maior competição universitária de desportos de inverno. O esquiador português de 22 anos é o melhor português no ranking de slalom gigante da Federação Internacional de Esqui (FIS).

Enquanto se licenciava em Ciências Biomédicas na Universidade da Beira Interior (UBI), Ricardo Brancal sagrou-se várias vezes campeão nacional universitário de esqui alpino. Frequenta agora o mestrado em Engenharia Biológica no Instituto Superior Técnico (IST), na Universidade de Lisboa.

Ao JPN, o estudante-atleta disse que tenta “conciliar ao máximo o desporto com a faculdade”, ainda que “nem sempre seja fácil”. O treino em tempo de aulas é mais focado na condição física através de outra modalidade que pratica: o ténis.

Para a prática de esqui alpino, Ricardo aproveita as férias de Inverno e de Carnaval, uma vez que as poucas pistas em Portugal não permitem a prática do esqui. “Não temos condições naturais para praticar esqui alpino de competição”, explica.

O esquiador lamenta a falta de apoios, mas realça o apoio da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, que considera “um pilar fundamental”, para o seu desenvolvimento enquanto atleta, principalmente a partir do momento em que começou a competir em provas da FIS.

Ricardo aponta o Top 50 no slalom como o maior objetivo para a Universíada. Para o futuro, o estudante-atleta aspira a propósitos maiores: “Um objetivo a longo prazo seria uma participação nos Jogos Olímpicos [de Inverno], atingindo os mínimos para isso.”

A Universíada de Inverno deste ano realiza-se na cidade russa de Krasnoyarsk, na região da Sibéria, e vai contar com 3.000 estudantes-atletas de mais de 50 países, distribuídos por 11 modalidades. A competição começa a 2 de março e termina a 12 do mesmo mês, com Ricardo Brancal a entrar em ação dia 8, na prova de slalom gigante, e dia 11, na prova de slalom.

A participação de Ricardo Brancal é a terceira das cores lusas numa Universíada de Inverno. Rosa Lã foi a primeira portuguesa a competir ao entrar na prova de Downhill em 1966. Já sob a alçada da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Pedro Flávio também representou Portugal em 1995 nas competições de slalom e slalom gigante.

Artigo editado por César Castro