O aniversário do JPN, que a 22 de março completa 15 anos, serve de mote a um evento dedicado ao ciberjornalismo académico. Além da data, o #ECA2019 – 1.º Encontro de Ciberjornalismo Académico já tem local marcado: o Anfiteatro 1 do Edifício Parcauto, na Praça do Coronel Pacheco, no Porto.

O evento resulta de uma organização conjunta do Observatório de Ciberjornalismo (ObCiber) e do JPN. A presença da jornalista norte-americana Anne Driscoll na sessão de abertura foi avançada esta sexta-feira, precisamente a um mês da realização do evento.

Sobre os objetivos do encontro, Pedro Jerónimo, da organização, realça a oportunidade “de reunir sobretudo os estudantes que de alguma forma têm estado envolvidos em projetos ciberjornalísticos de âmbito académico, nas universidades e politécnicos” do país.

Anne Driscoll Foto: DR

O também coordenador do ObCiber e investigador na Universidade da Beira Interior considera que a “estreia” do encontro “será feita com chave-de-ouro“, confirmada que está a presença da jornalista norte-americana Anne Driscoll, “uma jornalista premiada nos EUA e que já passou pelo ‘Boston Globe‘ e o ‘New York Times‘.”

A repórter concentra o seu trabalho de investigação na área da Justiça, na cobertura de problemas sociais, direitos humanos e desenvolvimento humanitário. Além disso, Anne Driscoll também é assistente social, área onde encontrou inspiração para escrever livros de auto-ajuda para raparigas como “Girl to Girl”. Em 2016, recebeu o prémio Salem for Human Rigts and Social Justice pela combate a condenações judiciais injustas.

O programa completo será anunciado, de acordo com a organização, em data mais próxima da realização do evento.

Artigo editado por Filipa Silva