A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) vai voltar a emitir na frequência 107.9 FM esta sexta-feira, dia em que tanto a rádio, como a própria universidade, celebram 33 e 729 anos de existência, respetivamente.

No dia 13 de outubro do ano passado, a antena que emitia o sinal da RUC ficou danificada, devido aos estragos causados pela passagem da tempestade tropical Leslie pelo Centro do país. Desde então, a rádio tem emitido apenas online.

Em declarações ao JPN, João Aveiro, presidente da RUC, revelou que a demora na reparação da antena se deveu “à falta de fundos”. “O financiamento foi pedido há algum tempo, mas só tivemos sucesso em janeiro. Depois, estivemos algum tempo à espera que as empresas certificadas preparassem todo o material”, acrescentou.

O investimento – estimado em mais de 30 mil euros – foi assumido pela Universidade de Coimbra.

João Aveiro explicou que “desde início houve o contacto com a universidade”, porque o terreno em que a antena está localizada, o Observatório Geofísico e Astronómico, pertence à instituição de ensino superior. Não sendo da mesma entidade – a RUC pertence à Associação Académica de Coimbra -, o presidente da rádio sublinha que “há uma ligação bastante forte” entre as instituições e que a Universidade de Coimbra entendeu que a RUC é “uma entidade importante” e que tem “uma história também importante para a cidade”.

A Rádio Universidade de Coimbra começou a emitir na frequência 107.9 FM em 1986, tendo passado a difundir 24 horas por dia em setembro de 1988.

Artigo editado por Filipa Silva