O Grande Prémio do Catar, realizado este fim de semana, marca uma página histórica no desporto motorizado nacional. Miguel Oliveira vai ser o primeiro português a participar no campeonato de MotoGP, a principal prova no mundo do motociclismo.

O piloto de 25 anos estreou-se no Mundial de motociclismo em 2011, na Estrella Galicia 0,0 em Moto3. Foi o primeiro português a vencer uma prova do Mundial em 2015, no Grande Prémio de Itália. O currículo do motociclista natural de Almada contou desde então com 12 vitórias, distribuídas por Moto2 e Moto3, tendo sido vice-campeão mundial em ambas as categorias.

A estreia de Miguel Oliveira em MotoGP é na equipa satélite da KTM, a Red Bull KTM Tech 3. Por essa razão, o objetivo passa por evoluir a mota, a KTM RC16, e adaptar-se à nova realidade de corrida. Ao JPN, Carlos Flórido, editor de Modalidades do jornal “O Jogo”, considera que em Portugal foram criadas demasiadas expectativas em torno da temporada de estreia.

Para o Grande Prémio do Catar, Carlos Flórido aponta que o objetivo passa por tentar acabar a corrida “entre os 15 primeiros”, à semelhança do que vai ser a meta ao longo de toda a temporada. Terminar algumas provas nos dez primeiros pode estar ao alcance do motociclista, mas acima disso já é “superar todas as expectativas”.

Carlos Flórido acrescenta que “o lugar natural do Miguel é ser a terceira KTM”, atrás de Pol Espargaró e Johann Zarco, que correm com duas motas de fábrica na equipa principal da fabricante. A missão dentro da KTM passa por “conseguir ficar à frente de um dos dois pilotos de fábrica”.

A tarefa não vai ser fácil: os dois pilotos são mais experientes, Espargaró é o piloto com mais anos de KTM e por isso “conhece melhor a mota” e Zarco “é um dos grandes talentos do motociclismo”. Na primeira sessão de treinos livres, esta sexta-feira, o piloto português fez o 18º melhor tempo, terminando à frente de Johann Zarco.

https://twitter.com/_moliveira88/status/1104013596927975425

O editor do jornal “O Jogo” destaca o projeto “muito interessante” da KTM, que pode levar Miguel Oliveira a evoluir com a equipa e a discutir primeiros lugares em épocas futuras. Não obstante, o motociclista já se estreia em MotoGP com uma vantagem para outros portugueses que correram em Fórmula 1, diz Carlos Flórido: “todos os nossos pilotos andaram em equipas pequenas que corriam no fundo do pelotão. O Miguel Oliveira está numa equipa do fundo do pelotão [de MotoGP] mas tem tudo para subir”.

A KTM entrou nas categorias de Moto2 e MotoGP em 2017. A estreia em corrida de Miguel Oliveira é no domingo às 17h00 (hora de Portugal Continental).

Artigo editado por Filipa Silva