A violência no desporto não é uma novidade, mas os escalões de formação têm sido cada vez mais visados por episódios desta natureza. Recentemente, a Câmara de Gaia anunciou a retirada de apoios a dois clubes do município por violência num jogo de juvenis e decretou “tolerância zero” para situações semelhantes. Antes disso, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tinha anunciado que nem todos os jogos da Associação de Futebol do Porto (AF Porto) iriam ter policiamento, o que levou os clubes a ameaçarem parar os campeonatos.

Foi este último episódio que fez com que Pedro Sousa, pai de dois jovens jogadores (de 12 e 15 anos) de uma equipa que disputa os campeonatos da AF Porto, criasse um blogue onde publica, semanalmente, as multas e castigos originados por casos de violência e desrespeito durante os jogos. O blogue Pais e Clubes está online desde meados de fevereiro.

Ao JPN, Pedro Sousa explica porque começou o blogue: “Tenho dois filhos a jogar futebol e sempre tive dificuldade em perceber aqueles que, desconsiderando totalmente a idade dos que estão dentro de campo, se tornam mal educados e agressivos“, afirma. Pedro acrescentou que quando se começou a falar da possibilidade de deixar de existir policiamento, achou que “tinha de fazer qualquer coisa” e que “mesmo sendo só um, às vezes ajuda”, diz.

Ainda assim, para Pedro Sousa, as multas aplicadas pela AF Porto “não são, de todo, inibidoras”, devido aos baixos valores a pagar pelos clubes e dá o exemplo de um caso, também em Gaia, que envolveu o Futebol Clube de Avintes e a Associação Desportiva de Grijó: “Chocou-me o caso – que até foi referido pelo presidente da Câmara de Gaia e pelo vereador Guilherme Aguiar – que foi um jogo de sub-13 (portanto, com crianças em campo de 11 e 12 anos) em que teve de vir a carrinha da polícia de intervenção por causa do comportamento dos pais. E depois a multa da semana a seguir foi de 20 euros“, explicou.

Pedro Sousa aponta o dedo aos pais como principais causadores destes comportamentos mais extremos: “geralmente meia dúzia”, que chegam a insultar as próprias crianças.

O autor do blogue chama ainda a atenção para a importância da postura adotada pelos técnicos: “os treinadores não podem vir com a conversa de que o futebol é uma escola que vai para além do desporto e depois esquecerem isso e em campo terem comportamentos inadequados”.

No espaço online, Pedro Sousa apresenta duas classificações na qual hierarquiza os visados pelas multas: uma para adeptos e outra para dirigentes (categoria dentro da qual se inserem também os treinadores).

Pedro Sousa espera ser “mais um a ajudar a refletir sobre o tema“, defendendo que “se as associações quiserem acabar com estes casos, conseguirão”. O aumento do valor das multas bem como a aplicação de castigos mais gravosos, como a perda de pontos ou a exclusão das competições, são sugestões que deixa.

Artigo editado por Filipa Silva