Esta semana começamos com balé e deslizamos por Cedofeita em direção à Rua dos Bragas para descobrir o passado do Early Café. Depois disso, e antes de ir “vergar a mola”, fomos à Boleia pelas ruas do Porto, para saber o que acham os portuenses do dia da mulher e do feminismo.

É no Conservatório de Dança e Música do Porto que damos início ao nosso bailado. Há oferta variada e para todos os gostos, mas fomos parar ao balé. Entre sons distintos e movimentos suaves, estivemos à conversa com Jacinta Estima, a professora que treina os bailarinos e os prepara para as competições. Porque o balé é mais do que uma atividade lúdica, contamos-te os detalhes, no “Fora de Jogo” desta semana.

Percorremos a confusão e azáfama de Cedofeita, para chegar à Rua dos Bragas. É lá que encontramos o nosso próximo destino. O Early Café é um espaço renovado pela mão dos irmãos Emanuel e Patrícia de Sousa, que nutrem uma grande paixão pelo bairro de Cedofeita, mas nem sempre foi o que é agora. “Antigamente Aqui” estava uma das mais antigas e icónicas livrarias do Porto – a Livraria Contraste. Ficaste curioso?

Já lá vai o 8 de março e já acabaram as marchas. Mesmo assim, há sempre tempo para andar “À Boleia” pelas ruas da Invicta, para saber o que acham os portuenses da importância do Dia da Mulher e do feminismo, na sociedade, atualmente.

Quase a chegar ao final, não podíamos deixar de testar os conhecimentos das gentes do Porto sobre as expressões típicas da cidade. O desafio desta semana é a expressão “vergar a mola”. Não sabes o que é? O “Portuquês” desta semana explica-te!